São Paulo – A produção de chassis ônibus segue no ritmo esperado pela indústria: em outubro, somou 3,1 mil unidades, crescimento de 15,1% na comparação com o mesmo mês de 2021. Com relação a setembro houve leve queda de 0,8%, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na terça-feira, 8.
No acumulado do ano foram produzidos 27 mil chassis, crescimento de 69,8% sobre o ano passado.
Em outubro as vendas de ônibus somaram 1,4 mil unidades, volume 55,8% superior ao de igual mês de 2021 e 14% menor do que as de setembro. Nas vendas por segmento, Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, salientou a importância do programa Caminho da Escola: “Foi fundamental para a retomada do segmento este ano, representando cerca de 30% das vendas mensais”.
Em outubro o Caminho da Escola representou 33% das vendas, seguido pelos urbanos com 27%, rodoviários com 18%, micro-ônibus com 14%, miniônibus com 5% e fretamento com 3%.
Foram exportados 587 ônibus em outubro, avanço de 88,7% sobre o mesmo mês do ano passado e leve queda de 3,6% ante setembro. No resultado acumulado do ano somaram 4,5 mil unidades, expansão de 43,9% ante 2021.