São Paulo – A Black Friday, campanha de descontos realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, voltou a atrair o interesse de montadoras. Ainda que de forma não tão agressiva campanhas de marketing anunciando descontos, parcelas fixas menores, taxa zero no financiamento, bônus para valorizar a revenda e voucher de combustível, além de ofertas em serviços de pós-venda e planos de locação, tornaram a aparecer este ano, quando as promoções estão concentradas na sexta-feira, 25.
No ano passado os benefícios extras foram deixados de lado devido à escassez de veículos no mercado, provocada pela falta de componentes, como pneus e semicondutores, o que prejudicou o processo de produção. O problema ainda persiste, mas foi atenuado nos últimos meses, o que colaborou para que as empresas fabricantes voltassem, ainda que timidamente, a oferecer incentivos à compra de um 0 KM. E a maior parte delas vai até o dia 30.
Para o coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, a Black Friday no setor automotivo com suas promoções são uma tentativa de atrair novamente o consumidor às concessionárias, mesmo que não seja para o consumo imediato. Até porque, diante das dificuldades no fornecimento de peças e chips, diversos modelos continuam com tempo de espera de meses para serem entregues.
Ele ponderou que existe uma maior repressão do lado da oferta do que da demanda. E, com o aumento dos preços dos insumos, maior embarque de tecnologia e a consequente disparada dos preços do 0 KM, o cenário fica ainda mais complicado diante da queda na renda ao mesmo tempo em que os juros continuam em patamar elevado.
“É como se a Black Friday buscasse trazer de volta o consumidor a este mercado que ficou tão desaquecido durante os anos da pandemia, uma vez que o carro entrou em desuso nesse período, um dos reflexos também da disseminação do home office.”
Balistiero afirmou, ainda, ter a impressão de que os planos por trás da campanha de descontos passam por outro aspecto importante, que é resgatar nas pessoas o desejo da posse do carro: “Nos últimos anos surgiram várias modalidades, como os veículos de aplicativo e os pacotes de aluguel, que concorrem com a propriedade do carro, que acabou se tornando um item de serviço”.
Promoções — A marca com maiores descontos é a Citröen, que anunciou abatimentos que podem passar de R$ 32 mil, caso do utilitário Jumpy. Para o C4 Cactus a montadora promete, para toda linha, preço da nota fiscal de fábrica e redução de até R$ 15 mil. O lançamento do ano, o C3, também terá condições especiais de financiamento e unidades disponíveis para pronta entrega.
A Caoa Chery lançou promoção com desconto de R$ 15 mil, caso do Tiggo 5X PRO, e de R$ 10 mil para Tiggo 8 TXS, Tiggo 7 PRO, Arrizo 6 PRO e Tiggo 8 Founder’s Edition. Os modelos híbridos Tiggo 5X PRO Hybrid e o Tiggo 7 PRO Hybrid, que também recebem bônus de R$ 10 mil no valor dos carros, têm benefício especial de postergar o pagamento da primeira parcela do financiamento para abril de 2023.
Além disso o comprador do Tiggo 5X PRO Hybrid pode dar entrada com saldo em 48 vezes de R$ 1 mil 495 ou entrada e 24 parcelas com taxa zero. O Tiggo 7 PRO Hybrid também pode ser comprado nessas condições, sendo que para os planos de 48 meses a prestação é de R$ 1.760.
O Tiggo 7 PRO Max Drive e o iCar têm desconto de R$ 5 mil. O elétrico é vendido por R$ 149 mil 990 e, se a opção for por entrada mais saldo em 36 vezes, a taxa é de 0,99% ao mês.
Com a proposta de que interessados confiram as promoções em ambiente virtual e concluam sua compra na loja física a Jeep lançou taxa zero para financiamento em até 24 vezes para toda a linha Renegade e Compass. Quem optar pelo Commander Limited Flex pode adquirir vantagem exclusiva do programa de recompra garantida Next Jeep.
A Peugeot anunciou condições especiais para os carros 208 e 2008, além de taxa zero e bônus que promete supervalorizar o usado na troca, de R$ 7 mil no caso do primeiro modelo e de R$ 5 mil para o segundo. Para o 208, ainda, dispõe de prestações de R$ 799 e 40% do valor somente na parcela final.
A General Motors lançou campanha de toda linha SUV com até um ano de combustível grátis, limitado ao valor de R$ 2 mil, o que dá uma média de R$ 166 por mês. O vale-combustível será creditado de uma só vez por meio do aplicativo Shell Box. Os modelos que integram a promoção são o Tracker Premier 1.0, o Tracker Premier 1.2, o Equinox Premier, o Equinox RS e a Trailblazer Premier.
Condições facilitadas — A Ford também está com promoção até o dia 30. Por exemplo, a picape Ranger XLS 4×4 2023 é vendida por R$ 229 mil 766 com taxa zero em até dezoito vezes. O usado é valorizado em R$ 10 mil e há unidades para pronta entrega. No caso da versão FX4 da Ranger, cujo preço é de R$ 274 mil 752, com as mesmas condições, a valorização na troca sobe para R$ 15 mil.
O utilitário Transit tem descontos de até R$ 21 mil para o minibus e de R$ 16 mil para o furgão no Programa Transit Entrega. Com taxa zero há pronta entrega e condições especiais para venda direta.
Embora não tenha se atrelado à Black Friday a BMW anunciou benefícios da sua linha MINI válidos em novembro e dezembro. O MINI Cooper S E 3 Portas Sport, na cor cinza moonwalk, é vendido por R$ 280 mil 990 ou com entrada de 60% mais doze parcelas de R$ 10 mil 108 e taxa de 0,69% ao mês. Como bônus dá o carregador wallbox Essencial mais garantia de três anos ou 40 mil quilômetros de manutenção gratuita.
O MINI Cooper S 3 Portas Sport a combustão, na mesma cor, sai por R$ 264 mil 590 ou entrada de 60% e doze prestações de R$ 9 mil 525, com a mesma taxa da versão elétrica.
Serviços — Até o dia 26 a Hyundai dará 5% de desconto na mão de obra de todos os serviços realizados para os veículos HB20 e Creta nas concessionárias. E clientes que comparecerem nesse período para fazer revisão periódica levam o filtro de combustível grátis. No ano passado a empresa já realizou ação desse tipo.
A Nissan preparou um link, www.nissan.com.br/black-week-servicos, em que proprietários poderão acessar e gerar voucher, até 6 de dezembro, com direito a preços especiais na troca de óleo e que deve ser usado até 31 de janeiro nas concessionárias.
Além disso, também até o dia 6, quem tiver um Kicks seminovo e quiser trocar por modelo 2022 terá R$ 6 mil de valorização e taxa zero para financiamento em 24 meses.
A Toyota lançou campanha por meio de sua empresa de mobilidade, a Kinto, com a proposta de oferecer descontos no serviço de aluguel e compartilhamento de veículos aos clientes que fecharem pacotes de locação de modelos Toyota ou Lexus: se a opção for por cinco diárias serão cobradas quatro. E diante do contrato de sete diárias haverá a dedução de dois dias na cobrança.