Chevrolet ficou na vice-liderança, seguida pela Volkswagen
São Paulo – Pelo segundo ano consecutivo a Fiat obteve a liderança do mercado brasileiro de automóveis e de comerciais leves. Um em cada cinco veículos leves, ou 430,2 mil unidades, emplacadas no Brasil em 2022 trouxe o emblema da marca em sua grade dianteira. O resultado repetiu o volume de 2021, segundo dados que a Fenabrave divulgou na quinta-feira, 5.
A distância sobre a vice-líder, Chevrolet, da General Motors, foi de quase 140 mil unidades. A marca da gravata cresceu suas vendas em 20,4%, sobre uma base prejudicada, em 2021, pela falta de semicondutores, que fez com que sua fábrica de Gravataí, RS, de onde saem o Onix e o Onix Plus, ficasse sem produzir por quatro meses.
A crise dos chips em 2022 atingiu em cheio a Volkswagen, que desceu da segunda para a terceira posição após uma queda de 11% nas vendas. No último mês do ano, porém, a VW superou a GM e ficou com o segundo degrau, ainda que com diferença inferior a 1 mil emplacamentos.
As três, somadas, representaram mais da metade das vendas do mercado nacional no ano passado: 50,7% dos veículos leves foram produzidos por alguma das líderes.
A Toyota roubou a quarta posição da Hyundai, após crescimento de 10,6% nas vendas. Os coreanos também cresceram, 1,9%, mas foram superados e encerrou o ano na quinta posição do ranking.
A única surpresa foi a Peugeot, que voltou a ficar no meio das dez mais vendidas em 2022: suas vendas cresceram 41,4% e, assim, a marca da Stellantis superou a Caoa Chery no ranking.