Marca da Stellantis conquistou a décima posição em janeiro
São Paulo – A Citroën fechou o primeiro mês do ano na décima posição do ranking brasileiro de marcas de automóveis e comerciais leves. A amostragem é baixa, é verdade, pois trata-se de um mês com sazonalidade elevada, mas os 1,5% de participação conquistados colocou-a de volta ao ranking superando a Peugeot.
Foram comercializados 1 mil 915 veículos Citroën no mês, volume 23% inferior ao do primeiro mês de 2022. Destes 1 mil 488 corresponderam ao C3, mais recente lançamento produzido em Porto Real, RJ, que ocupou a trigésima colocação dos modelos.
Os números de janeiro, isolados, não permitem uma análise profunda, mas já apontam algumas tendências para o mercado durante o ano, como a Citroën entrando na briga pela décima posição, ou a continuidade da disputa pela quarta posição, em janeiro da Toyota, mas que no ano passado ficou com a Hyundai. A Nissan, oitava colocada no mês, também promete um embate com a Honda, que fechou na nona posição – no acumulado do ano passado as posições foram inversas.
Na liderança a Fiat segue com boa vantagem sobre a Chevrolet, quase 6 mil unidades de diferença. A Volkswagen completa o pódio, posições que tendem a se manter durante o ano.