Subcompacto da Renault é líder do ranking geral e também dos modelos flex
São Paulo – O PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro, divulgou a tabela 2023 das informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os veículos leves vendidos no Brasil. Esse ano a tabela apresentou 747 modelos e versões, sendo 68 elétricos e 48 híbridos plug-in.
Considerando todos os veículos vendidos no País os três melhores consumos foram registrados por modelos elétricos e subcompactos: Renault Kwid E-Tech com 0,44 MJ/km e 186 quilômetros de autonomia, Fiat 500e com 0,46 MJ/km e capacidade para rodar até 227 quilômetros e o Caoa Chery iCar EQ1 com 0,48 MJ/km e 197 quilômetros de autonomia.
Dentre os SUVs o Peugeot E-2008 e o BYD Yuan Plus, ambos elétricos, registraram a mesma eficiência energética: 0,55 MJ/km/l. Logo atrás ficou o Donfeng Seres 3, SUV elétrico, com 0,57 MJ/km.
O modelo flex com melhor eficiência energética vendido no Brasil também foi o Renault Kwid, nas versões Zen e Intense, equipadas com motor 1.0 três cilindros. De acordo com os dados do PBEV o hatch tem consumo de 10,8 km/l com etanol na cidade e 11 km/l na estrada, enquanto com gasolina os números são de 15,3 e 15,7 km/l, respectivamente, com consumo energético de 1,36 MJ/km.
Em segundo lugar ficou o Peugeot 208 1.0 na versão Like MT com motor três cilindros, que apresentou consumo urbano de 10,4 km/l e rodoviário de 11,3 – quando abastecido com etanol e com gasolina os números foram de 14,7 km/l na cidade e 16,3 na estrada. O Chevrolet Onix Plus 1.0 na versão LT MT apareceu na terceira posição, com consumo de 9,5 km/l e 12,4 km/l com etanol em perímetro urbano e rodoviário, enquanto que, com gasolina, consumiu 13,6 km/l e 17,5 km/l, respectivamente.
Hércules Souza, chefe da Divet, Divisão de Verificação e Estudos Técnicos, comentou o avançou de alguns segmentos: “Em comparação à tabela anterior há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km, e de aproximadamente 2% nos SUV compactos, queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no Programa”
A tabela traz alguns lançamentos recentes, caso da picape Chevrolet Montana, o SUV Peugeot E-2008 e o SUV Hyundai Tucson. Na lista dos elétricos algumas novidades como os Mercedes-Benz EQA, EQB e EQC e o JAC e-J7. Veículos comerciais elétricos também apareceram na lista, caso dos lançamentos da Stellantis e da BYD.