Resultados para financiamentos de veículos são os maiores da atual série histórica do BC
São Paulo – Os atrasos nos pagamentos de financiamentos de veículos 0 KM superiores a noventa dias tornaram a oscilar para cima em janeiro, após um leve recuo em dezembro. A faixa de 5,5% de inadimplência é a maior da atual série histórica do Banco Central do Brasil, que divulgou o Boletim de Estatísticas Monetárias e de Crédito na segunda-feira, 27.
Desde agosto a inadimplência nos financiamentos de veículos está em nível superior a 5%. Em doze meses subiu 1,5 ponto porcentual.
Uma das consequências é o crescimento da taxa média de juros para o setor. Ao bater em 29% em janeiro alcançou, também, o maior índice na atual série histórica do BC.
Subiu 0,3 ponto porcentual com relação a dezembro e registrou valorização de 2,1 ponto porcentual na comparação com janeiro de 2022.
Os juros elevados e a inadimplência em alta são pontos de preocupação para a Anfavea, que destaca a maior participação das compras à vista no mercado de carros novos, o que não é usual para o setor, que sempre teve no crédito seu principal aliado no crescimento.