Curitiba, PR — A Volvo tirou, nesta semana, os primeiros pedidos de chassis de ônibus com motorização Euro 6, que atende ao programa brasileiro de redução de emissões para veículos pesados Proconve P8, em vigor desde o primeiro dia do ano. De partida foram encomendadas 147 unidades, que serão entregues ao longo do primeiro semestre.
As vendas incluem todas as quatro versões da linha rodoviária B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente ônibus à venda no País, que correspondeu a 30% das unidades encomendadas. Todos têm opções de tração 4×2, 6×2 e 8×2.
Os novos chassis já tinham sido apresentados em agosto na LatBus. A Volvo aproveitou a mudança na legislação de emissões para usar nos ônibus o mesmo powertrain do caminhão pesado FH, também fabricado em Curitiba, PR, composto por motores D13K Euro 6, de 13 litros e seis cilindros com quatro opções de potência, e o câmbio automatizado I-Shift de doze marchas, de sétima geração.
Segundo André Marques, presidente da Volvo Bus América Latina, o compartilhamento do mesmo powertrain para caminhões e ônibus traz vantagens para os clientes: “É um produto que traz o que há de mais avançado no mercado, com as mesmas inovações que trouxemos na nova linha de caminhões FH, a mais vendida do País. Por isto esperamos que seja o mesmo sucesso”.
Mercado em alta
A abertura das vendas de ônibus rodoviários Euro 6 chega em momento de vendas aquecidas — e por vários fatores, como o encarecimento das passagens aéreas, que favorece as viagens rodoviárias, renovação de frotas, a reabertura do mercado de turismo e, não menos importante, a expansão das frotas de aplicativos, como a Buser.
Em 2022 foram emplacados quase 1,3 mil ônibus rodoviários e este ano, apesar do aumento de preços provocado pela obrigatória motorização Euro 6, a expectativa da Volvo é de mercado total perto de 1,4 mil, segundo Paulo Arabin, diretor comercial da empresa no Brasil: “Esperamos um ano parecido com 2023, mas existem fatores de crescimento que podem surpreender”.
No ano passado as vendas de chassis rodoviários da Volvo somaram 237 unidades, cresceram 220% sobre 2021 e representaram quase 18,2% do mercado no segmento: “Foi muito bom após dois anos praticamente parados. Precisaríamos de mais 260 dias no ano para atender todos os pedidos. Tanto que este ano já vendemos 150 ônibus Euro 5 que ainda não foram emplacados”.
De acordo com Arabin a Volvo saiu na frente com o Euro 6 este ano porque homologou ainda em 2022 todas as opções de seus novos chassis rodoviários com as três maiores encarroçadoras do segmento no País: Marcopolo, Busscar e Comil: “Foi uma decisão acertada, que nos permitiu abrir as vendas rapidamente”.
A Volvo promete entregar, na nova linha de chassis Euro 6, a mesma redução média, de até 9%, no consumo de diesel. Os clientes e os concessionários também ganham o benefício de aplicar aos ônibus a mesma manutenção e peças de reposição dos caminhões FH, o que reduz custos.