São Paulo – Está ainda longe de consenso das associadas da Anfavea um eventual retorno dos carros de entrada, discussão que ganhou corpo após o Seminário Megatendências 2023 O Novo Brasil, organizado pela AutoData Editora. Segundo Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, os debates existem, embora ainda no campo das ideias, sem proposta concreta, que pode vir ou não a existir. As conversas caminham para a busca de uma solução que atenda a todas as montadoras e não apenas a algumas ou a determinados modelos.
“Esta ideia precisa amadurecer mais, precisa de mais discussão. E isso não ocorre tão rápido assim.”
Linha de crédito diferenciada, redução das margens de lucro da montadora e da rede, assim como de impostos para uma determinada faixa de preço são algumas das possibilidades que estão em debate, assim como outras de mais longo prazo. Mas Possobom ressaltou que a produção de um modelo mais barato não é tão fácil quanto parece, pois para atender a normas de emissões e de segurança os automóveis ficaram mais modernos e têm maior custo de produção: “Também não é possível tirar tudo do carro para que o preço seja menor”.
Para Possobom impostos menores e mais facilidade no acesso ao crédito seria muito bom para o mercado, que atualmente tem o consumo afetado por causa dos altos juros praticados nas linhas de financiamentos.
Mas, diante de todas essas discussões para trazer de volta os consumidores dos veículos mais baratos, que migraram para os seminovos ou estão adiando suas compras, a Volkswagen se mantém otimista para sua operação em 2023: “Teremos uma produção bem maior do que em 2022, com crescimento acima de dois dígitos. No primeiro trimestre conseguimos crescer na comparação com igual período do ano passado”.
Sobre se as férias coletivas em três das quatro fábricas instaladas no Brasil podem afetar a projeção para o ano o CEO disse que estas paradas já estavam no plano anual de negócios da empresa e foram consideradas na hora de projetar os números para o ano. Sobre os componentes Possobom revelou informações recentes de que o fornecimento melhorará gradativamente ao longo do ano, como já melhorou na comparação com 2022.
Possíveis layoffs poderão ser usados ao longo do ano, disse o executivo: é uma ferramenta que está a disposição da montadora mas nada ainda foi definido.