A proposta é ter menos carros no showroom dando mais espaço de convivência para clientes poderem desfrutar enquanto abastecem seus modelos elétricos
Salvador, BA – A Audi está promovendo uma grande renovação em sua rede de concessionárias no Brasil com investimento que passa de R$ 50 milhões. Catorze das suas 42 casas receberão aportes, ainda este ano, para adequar estes espaços às necessidades dos clientes premium em todas as regiões do País e, ao mesmo tempo, atender a demandas específicas dos veículos eletrificados, elétricos puros ou híbridos, cada vez mais presentes no portfólio da marca.
A primeira concessionária Audi Center do Nordeste recebeu aporte de R$ 6 milhões e foi inaugurada na quinta-feira, 19, na Paralela, tradicional avenida onde se concentram as principais concessionárias premium da Capital da Bahia.
“Iniciamos esta verdadeira transformação no ano passado com a primeira loja no Morumbi, em São Paulo. Temos a primeira Audi Center da Região Nordeste agora em Salvador, mas em maio também inauguraremos uma concessionária nesses padrões em Fortaleza”, contou o diretor de vendas Diego Borghi. “E ainda este ano os catorze pontos em todo o País receberão este importante investimento.”
O executivo disse que a intenção é transformar as lojas em espaços de convivência para os clientes, com menos carros no showroom e mais mobília e oferta de conveniência como café, snacks e wifi “no melhor estilo de coworking”. Desta forma tanto em momentos de manutenção na oficina quanto de recarga dos modelos eletrificados o cliente poderá passar seu tempo de forma mais agradável dentro da concessionária.
Participou da inauguração em Salvador Martin Bayer, diretor de vendas para mercados da América Latina, que fez um balanço do desempenho da Audi na região: “Neste primeiro trimestre vendemos 6 mil 381 unidades na região, crescimento de 25% sobre igual período do ano anterior. Considerando que as vendas globais da Audi crescem 8% este ano, na mesma base de comparação, temos um ótimo desempenho até agora”.
Eletrificação
Segundo Bayer, que desembarcou horas antes da Alemanha e pela primeira vez conhecia o Nordeste brasileiro, a evolução dos veículos eletrificados no País será em ritmo menor do que na Europa, mas os resultados demonstram grandes oportunidades por aqui.
“Tivemos 913 modelos eletrificados vendidos no Brasil no ano passado, sendo 437 híbridos plug-in e 475 totalmente elétricos. Pode parecer pouco em volume, mas crescemos 113% com relação a 2021. Ou seja: há demanda para esses veículos e nossa linha e-tron tem tido aceitação do nosso cliente.”
Bayer avalia que a imposição da União Europeia de banir os modelos a combustão interna deixa as empresas sem muitas alternativas na oferta de veículos 100% elétricos: “Isto acontecerá na Europa e as marcas premium têm melhores condições para oferecer essas soluções para os clientes. Já as fabricantes mais populares terão dificuldades nesse período de transição”.
Na América Latina a velocidade dessa transição será muito menor e a diversidade de opções fará com que motores a combustão e híbridos eletrificados convivam por muitos anos ainda no mercado com os 100% elétricos: “No Brasil e no México, por exemplo, nossos modelos plug-in, como o Q5, farão mais sentido para os clientes ainda por um bom tempo”.
Este ano, até agora, 70% das vendas do Audi Q5 no Brasil foram de versões híbridas plug-in.