O novo SUV híbrido da Lexus deverá somar de 100 a 150 unidades comercializadas por ano
Elias Fausto, SP – A Lexus apresentou seu novo SUV grande para o mercado brasileiro, o RX500h, que chega em sua quinta geração e será mais uma opção híbrida. Será vendido por R$ 565 mil, em versão única, a F-Sport, e disputará vendas com outros modelos de luxo, caso do Volvo XC90, BMW X5 e Audi Q7, de acordo com o diretor comercial da empresa, José Ricardo Gomes, que espera vendas de cem a 150 unidades por ano:
“Para conquistar nossos clientes também apostamos no fato da Lexus ser uma marca mais low profile, que chama menos atenção na rua na comparação com nossos principais concorrentes, trazendo uma sensação de segurança maior. Esse pode ser um diferencial para quem busca um modelo luxuoso que não atraia tantos olhares”.
Na comparação com sua geração anterior o RX500h manteve o mesmo tamanho, mas teve o espaço entre-eixos aumentado para elevar o espaço interno e melhorar a dirigibilidade do veículo. O visual do SUV também foi renovado, seguindo o padrão global da companhia para seus novos modelos.
A motorização híbrida é composta por um motor 2.4 a combustão e outros dois elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, que juntos somam 371 cv de potência, acoplado ao câmbio Hybrid Transaxle de seis marchas. O SUV possui quatro modos de condução: Normal, ECO, Sport e Custom, sendo que no último é uma opção configurável para o motorista, que pode misturar características de cada modo anterior.
Equipado com tração integral 4×4 Direct4, que utiliza sistema de distribuição de torque, e DRS, Direção Traseira Dinâmica, sistema capaz de calcular constantemente o ângulo ideal para as quatro rodas do SUV, controlando de forma independente o ângulo de cada uma, melhorando a dirigibilidade e as respostas nas curvas.
Mesmo sendo um SUV de quase duas toneladas, o RX500h apresentou bom desempenho durante algumas voltas no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, revelando até um ronco esportivo, som que é amplificado no interior do veículo por meio de tecnologia que permite aumentar o som do motor e reduzir possíveis ruídos externos.
Internamente o veículo mostra o que se espera de um modelo de luxo, com ótimo acabamento e materiais de qualidade usados no painel, bancos e laterais das portas. A Lexus tem como grande intenção fidelizar os clientes para que fiquem até o seu último carro, e para isto trabalha pormenores interessantes, caso do destravamento das portas, que não faz nenhum tipo de barulho quando acionado.
A lista de itens de série do RX500h possui sete airbags, sistema de saída de faixa com alerta sonoro e vibração no volante, sistema de mudança de faixa que monitora o trânsito para auxiliar o motorista, sistema pré-colisão frontal que aciona a frenagem automática acima de 20 km/h quando necessário, farol alto adaptativo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem de estacionamento que aciona os freios automaticamente quando o veículo está saindo de ré de uma vaga e detecta outro carro passando.
O SUV ainda oferece quadro de instrumentos digital, kit multimídia com espelhamento para smartphones e tela de 14 polegadas sensível ao toque, cores de iluminação interna que se alinham com o desejo do motorista, caso de cores mais vibrantes ou relaxantes, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, duas cores de acabamento interno, preto ou vermelho, e luz de condução diurna com forma em L.