São Paulo – O setor de ônibus foi o que mais sentiu a transição de tecnologia para o Euro 6, com apenas 1,5%, ou 112 unidades, do total emplacado no ano de modelos produzidos em 2023. A produção de chassis nos primeiros quatro meses do ano recuou 23% na comparação com igual período do ano passado, somando 5,6 mil unidades no período, de acordo com dados divulgados pela Anfavea, durante entrevista coletiva online realizada na segunda-feira, 8.
Em abril foram produzidos 1,6 mil chassis, alta de 0,2% ante igual período do ano passado e retração de 16,9% comparado com março. Esta queda é resultado dos feriados no mês passado e da paralisação das empresas fabricantes de veículos pesados, que encerraram turnos, adotaram férias coletivas e layoff para adequar o ritmo da produção à atual demanda do mercado por veículos Euro 6.
As vendas de janeiro a abril cresceram 71,5% sobre igual período de 2022, impulsionadas pela demanda por veículos Euro 5, que são mais baratos do que os Euro 6 e estavam disponíveis nos primeiros meses do ano. Os emplacamentos em abril chegaram a 1,4 mil chassis, avanço de 25% sobre 2022 e queda de 45,2% na comparação com março.
Vale ressaltar, também, que por causa do encarroçamento costuma haver um intervalo maior de tempo da produção ao emplacamento do ônibus.
No acumulado as exportações recuaram 10,4% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, com 1,1 mil unidades. Em abril foram exportadas 334 unidades, volume 9,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2022 e alta de 55,3% sobre março.