Sedã elétrico dispõe de inédita tela com resolução 8k para os ocupantes do banco de trás
São Paulo – Os modelos eletrificados da BMW geralmente oferecem o que há de mais moderno em termos de desempenho e tecnologia: telas curvas no painel central e no multimídia, boa autonomia nas versões puramente elétricas, esportividade referência da marca e, também, luxo, uma exigência para os carros premium. O novo i7 fez subir esta régua: além de ser o mais luxuoso e sofisticado BMW já vendido no Brasil, traz itens ainda inéditos, como tela de 31 polegadas para os ocupantes do banco traseiro, portas que abrem e fecham pelo smartphone e um ambiente interno que faz até o mais entusiasta motorista ter vontade de viajar no banco de trás.
O i7, um sedã enorme de 5m39, tem entre eixos de 3m21 e 1m95 de largura o que, na prática, permite um interior muito amplo. Por isto antes mesmo de apresentar outros atributos, como o design ou o desempenho deste elétrico puro, é preciso destacar o seu interior.
A BMW diz que promoveu uma verdadeira revolução interna, principalmente para os ocupantes do bancos traseiro. Por meio de duas telas de 5,5 polegadas posicionadas próximas aos puxadores das portas os passageiros podem controlar uma série de coisas, como escolher filmes, músicas ou ainda configurar a posição dos bancos individuais – que podem virar uma cama – ou ainda definir qual o tipo da massagem ou a temperatura deles. Mas isto é só o começo.
O maior destaque, literalmente, é a tela de 31 polegadas instalada no teto do veículo. Este é um item inédito em um automóvel no Brasil e, segundo a BMW, transforma o i7 em “um cinema de luxo sobre rodas”. Com resolução de até 8k e Amazon Fire TV já instalado o sistema permite que os passageiros assistam filmes e vídeos em movimento. Para isto a BMW oferecerá um pacote de dados de 20 GB por mês com um ano de duração para seus clientes.
Internamente ainda existem as telas de 12,3 polegadas no cockpit do motorista e de 14,9 polegadas do sistema multimídia dianteiro. Muitos dos comandos para a central multimídia podem ser feitos pela voz, é claro. Basta dizer: “Olá BMW…” e pedir para acionar o ar-condicionado ou abrir os vidros, dentre muitas outras funções. Além disso o teto-solar panorâmico também tem iluminação de led no melhor estilo Rolls-Royce.
Do lado de fora o i7 exibe uma nova identidade visual. Na dianteira um filete superior em led reproduz o brilho de diamantes. Há outro conjunto logo abaixo, também em led, que são os faróis para iluminação noturna. A grade frontal do i7 tem suas bordas iluminadas.
Nas laterais as maçanetas são embutidas na carroceria, tornando o visual deste sedã enorme ainda mais elegante. Na traseira, lanternas afiladas e tridimensionais completam o visual. As rodas são de 21 polegadas.
Equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o i7 tem 400 kW ou 544 cv e torque imediato de 745 Nm. Para não deixar a esportividade ícone da BMW ausente do seu sedã mais luxuoso aqui vão os números: acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 240 km/h para preservação da bateria.
O i7 tem bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido. De acordo com o ciclo brasileiro PBVE o alcance é de 479 quilômetros. Segundo a BMW em estações de carregamento DC com até 195 kW de potência é possível carregar a bateria de 10% para 80% em apenas 34 minutos. A BMW oferecerá três carregadores para quem comprar este veículo e instalará dois deles, com capacidade de 22 kW cada, onde o cliente desejar.
Seria até redundante afirmar que o BMW i7 tem muita tecnologia. Porém esta nova geração 100% elétrica aprimorou alguns recursos como os assistentes de direção que agora possuem um autônomo nível 3 em países que autorizam esse tipo de tecnologia. Ele vem equipado com o sistema driving assistant professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade e permanência na faixa com extrema precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda em congestionamentos. Possui também o remote control parking que permite manobra de estacionamento remota sem que o motorista esteja no veículo. Pelo aplicativo My BMW a pessoa pode sair do seu veículo antes de estacioná-lo na vaga desejada e dar o comando para o veículo fazer a baliza sozinho.
Toda essa sofisticação e tecnologia tem um preço e no caso do i7 é de exatos R$ 1 milhão 282 mil 950. Trata-se de modelo ultra exclusivo, mas que segundo Michele Menchini, diretora comercial da BMW, pode ajudar a atingir a meta da fabricante chegar a 25% de market share dentro do segmento de modelos puramente elétricos.
“Este ano já vendemos 1 mil 638 unidades de veículos elétricos e temos 21% de participação neste segmento. A meta é dobrar as vendas de nossos 100% elétricos este ano contra 2022.”
O i7, neste contexto, terá a missão de chamar a atenção do cliente para as novidades que podem chegar nos BMW mais baratinhos em um futuro não tão distante.