Vendas de BMW 100% elétricos cresceram 128,5% no primeiro semestre
São Paulo – Ao apostar no plano de multiplicar a oferta de modelos a bateria no mercado brasileiro a BMW começou este mês a vender em suas 53 concessionárias o seu quarto modelo 100% elétrico, o SUV compacto iX1, que chega por R$ 421,9 mil. Na linha de BEVs, battery electric cars, da marca o carro foi precedido por iX, i4 e iX3 em lançamentos realizados ao longo de apenas um ano. E até o começo de 2024 já está programa a chegada do quinto BEV BMW, o i7.
Embaladas pelo aumento rápido do portfólio as vendas de elétricos da BMW no último semestre somaram 176 unidades, volume baixo mas de alto crescimento porcentual, de 128,5% em comparação aos 77 emplacamentos do mesmo período de 2022.
No ano passado inteiro foram vendidos 525 BEVs da marca no País e a expectativa é superar por boa margem este número, segundo Michele Menchini, diretora de vendas da BMW Brasil: “O mercado premium de elétricos está crescendo e nós estamos aproveitando o bom momento com a ampliação da linha e os diversos lançamentos”.
Tratamento premium
Apesar da venda de modelos elétricos representar menos de 3% do total de veículos vendidos pela BMW no mercado brasileiro de janeiro a junho, com 6,4 mil emplacamentos e estabilidade com relação a 2022, a empresa trata os BEVs com tanta ou mais importância do que os modelos a combustão.
No mercado premium os BEVs são obrigatórios para a imagem das empresas fabricantes e integram soluções para alcançar metas de descarbonização – que no caso da BMW é zerar emissões de CO2 até 2050.
Para lançar o iX1 no Brasil a empresa montou um globo transparente, que chama de Biosfera BMW, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde o carro ficará exposto para visitação do público até o fim de julho, ao lado do conceito de eletrificação da empresa com a demonstração dos módulos de baterias, recarregador e uma estação de recarga com baterias reaproveitadas de um i3 2014, ano do primeiro BMW 100% elétrico lançado no Brasil.
Guardadas as devidas proporções Menchini espera que o iX1 importado da Alemanha, onde é produzido em Regensburg, faça sucesso parecido do seu irmão a combustão, o X1 produzido no Brasil, em Araquari, SC, que é o segundo BMW mais vendido no País, atrás apenas do sedã Série 3, também fabricado em Santa Catarina.
O iX1 é R$ 122 mil mais caro do que o X1 a combustão, mas é o segundo modelo elétrico mais barato da BMW à venda no País, cerca de R$ 2 mil acima do i4.
De acordo com a diretora de vendas não há limitações de volume: “Já programamos o lote que, avaliamos, venderemos, mas podemos trazer mais se houver demanda.”
A executiva avalia que os diversos lançamentos já feitos e programados neste ano – não só de elétricos – ajudará a BMW a defender, pelo quinto ano consecutivo, sua liderança de vendas no mercado nacional de veículos premium.
Propulsão diferente, visual igual
O visual e o acabamento do iX1, por fora e por dentro, é praticamente igual ao da terceira geração do X1 a combustão, lançada na Europa em 2022 e no Brasil em fevereiro. A principal diferença aparente está na letra i colada à frente do nome do modelo no exterior da carroceria e a imitação de grade frontal, preta opaca e sem entradas de ar, pois não há necessidade de arrefecimento.
Claro que a maior diferença é o powertrain: o iX1 é movido por dois motores elétricos que somam 313 cv e torque máximo de 494 Nm, que aceleram de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A autonomia do conjunto de baterias de 66,5 kWh é de até 303 quilômetros antes de precisar recarregar, de acordo com o PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
Segundo a BMW a autonomia é mais do que suficiente para 95% seus clientes que rodam, no máximo, 50 quilômetros por dia, com média de 29,7 km/dia. Apenas 0,3% usam o carro elétrico para viagens acima de 200 quilômetros.
Como 98% dos usuários de BEVs da marca recarregam as baterias em casa o iX1 vem com dois carregadores: o Flex Charger portátil, de até 11 kW, para levar no carro, e o BMW Wallbox de até 22 kW, para instalar na garagem. Configurado em 11kW a recarga de 100% leva 6h30, de acordo com a BMW, e um carregador rápido repõe de 10% a 80% em 29 minutos.
Topo de linha sem opcionais
No Brasil o iX1 será vendido em versão única topo de linha, a xDrive 30 M Sport, com tração integral automática e estilização esportiva da linha M. Não há opcionais: o carro vem completo, com rodas de 20 polegadas, teto panorâmico, sistema de som Harman Kardon, carregador de smartphone sem fio e as mesmas duas telas já conhecidas do X1, integradas em um só painel curvado – uma de 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 10,7 polegadas do sistema multimídia que integra boa parte dos controles do carro, ambas complementadas pelo Head-Up Dsplay que projeta informações em cores na linha de visão do motorista.
Também estão no pacote o Parking Assistant Plus, que auxilia o motorista a estacionar, ar-condicionado com controle digital automático e o sistema BMW Comfort Access 2.0 que destrava e acende luzes ao se aproximar a 1 metro do carro e tranca ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, bem como abertura do porta-malas com aproximação do pé no para-choque traseiro. Abertura, fechamento e acionamento do motor também podem ser feitos pela aproximação da chave digital instalada no smartphone.
O pacote Driving Assistant Plus integra o controle adaptativo de velocidade com aceleração programada e frenagem automática e assistente de mudanças involuntárias de faixa de rolamento.
Assim como todos os BMW o iX1 é conectado à rede de telefonia celular por meio de SIM Card embarcado. O sistema BMW ConnectedDrive fornece serviços como chamada de emergência, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos.