Segundo o Banco Central em agosto, mês do primeiro corte da Selic, a taxa média de juros para veículos 0 KM subiu de 26,1% para 26,2%
São Paulo – No primeiro mês de vigência de menor taxa básica de juros, reduzida de 13,75% para 13,25% em 2 de agosto, a taxa média de juros para os financiamentos de veículos 0 KM cresceu. Segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil na quarta-feira, 27, em agosto a média oscilou para 26,2%, 0,1 ponto porcentual acima da registrada em julho.
O resultado de agosto interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de redução no juro praticado para o financiamento de veículos. Ficou, porém, 1,2 ponto porcentual do registrado em agosto de 2022 e 2,9 pp abaixo da taxa média aplicada em janeiro.
Um novo corte de meio ponto porcentual na taxa Selic foi promovido em 20 de setembro, reduzindo a taxa média de juros para 12,75%. Em ata o Copom, Comitê de Política Monetária, descartou promover cortes maiores, devendo manter, ou reduzir, o ritmo nos próximos meses. Resta saber quando, e se, chegará na ponta.
Isso porque no mesmo período a inadimplência manteve estabilidade na comparação com o mês anterior: os 5,4% de agosto foram os mesmos de julho, de acordo com o BC.
Os atrasos superiores a noventa dias nos financiamentos de veículos 0 KM cresceram 0,3 pp em doze meses, mas recuaram 0,1 ppdesde o início do ano.