São Paulo – Chamou a atenção o Virtus Cabrio sobre o qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto do ministro do MDIC e vice-presidente Geraldo Alckmin, transitaram nas linhas de montagem da Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, na sexta-feira, 2, antes do anúncio de investimento de R$ 16 bilhões no Brasil. Segundo a empresa, ao menos por enquanto, não há previsão de produção em série ou venda no mercado brasileiro: é um modelo especialmente desenvolvido para o evento e que ficará na Garagem VW ao lado de outros modelos históricos.
O Virtus Cabrio foi pintado na cor azul Biscay e possui diversas mudanças em seu projeto na comparação com o modelo sedã, como os reforços na carroceria e alterações no sistema eletrônico. O projeto foi desenvolvido em seis semanas, a partir de um Virtus sedã já produzid. Sua lista de itens de série é uma mistura das versões Highline e Exclusive, assim como o acabamento interno, sendo que para a parte externa foram desenvolvidas peças exclusivas. O motor é o 250 TSI com câmbio automático de seis marchas.
É a quinta vez que a Volkswagen desenvolve um modelo especial conversível. Fusca, Polo Sedan e Fox conversíveis já foram construídos no passado e usado por presidentes, o primeiro Fusca por Juscelino Kubitscheck, em 1959, o segundo por Itamar Franco, em 1993, e os Polo Sedan e Fox também por Lula em 2003 e 2005.