Foram apresentadas três versões do Kardian para a pré-venda: Evolution por R$ 112 mil 790, Tecno por R$ 122 mil 990 e Première Edition por R$ 132 mil 790. Todas estas opções são equipadas com câmbio automático de dupla embreagem DCT e o motor TCe 1.0 turboflex de 125 cv e torque máximo avantajado de 220 Nm, o maior dentre todos os SUVs da mesma categoria vendidos no País.
Com isto o Kardian chega ao mercado mais barato e em boas condições competitivas sobre seus principais concorrentes que também usam motores 1.0 turbinados, caso do Fiat Pulse de R$ 119 mil ou R$ 132 mil e do Volkswagen Nivus de R$ 132,4 mil ou R$ 149,4 mil.
O Kardian também já está disponível para reservas de locação de longo prazo no programa Renault On Demand, que inclui nas mensalidades documentação, IPVA, seguro e manutenções de rotina. O plano de assinatura de dezoito meses com antecipação de R$ 14,9 mil sai por R$ 1 mil 599 por mês. Também é possível alugar sem entrada, em 24 meses de R$ 2 mil 399, 36 meses de R$ 2 mil 359 ou 48 meses de R$ 2 mil 299.
Não estão descartadas novas versões do Kardian com motorização aspirada e câmbio manual, mas por enquanto a Renault mantém sob reserva a informação sobre novas opções e de quando elas chegam ao mercado.
Do Brasil para o mundo
Nas primeiras 24 horas a pré-venda foi aberta apenas para os integrantes da comunidade virtual My Kardian Now e depois, a partir da terça-feira, para os demais interessados. Para encomendar o Kardian é preciso comprar o RPass, por R$ 1 mil, que será descontado do valor do carro. Para estes a Renault garante a entrega prioritária, a partir de 19 de março, data do lançamento oficial e de abertura das vendas nas concessionárias da marca.
Segundo Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, a empresa foi preparada para atender a toda a demanda esperada: “Estamos prontos para toda a demanda da pré-venda e elevaremos a produção gradualmente. O mercado brasileiro será o primeiro do Kardian, que ao longo de 2024 será exportado para onze países da América Latina”.
Gondo sublinhou que o Kardian é um produto totalmente novo, projetado e produzido primeiro no Brasil, inaugurando uma nova fase de produtos mais modernos e bem-acabados, diferentes da rusticidade dos modelos da romena Dacia que vinham sendo produzidos no País, desde 2007, com o logo da Renault: “O Kardian é a mudança que muda tudo e inicia uma nova era da Renault no Brasil”.
Novo público
O diretor de marketing Aldo Costa endossou: o Kardian também “atinge um novo público para a Renault, mais jovem, na faixa de 35 a 45 anos, que valoriza a qualidade percebida [no acabamento do veículo] e busca mais tecnologia”. O executivo pontuou que é um tipo de “cliente mais exigente e também mais emocional” do que aqueles que a marca vinha trabalhando até o momento.
Costa afirmou que o Kardian competirá na maior fatia do segmento de utilitários esportivos no País, a dos compactos B-SUVs que respondem por 21% das vendas da categoria, mas com a velha – e sempre atual – vantagem de oferecer mais equipamentos e sistemas do que a concorrência.
As principais armas do Kardian para competir, segundo o executivo, são o novo design com assinatura luminosa de LED, a qualidade percebida pelo acabamento interno mais caprichado que deixa para trás a rusticidade dos Dacia, bem como a tecnologia percebida pelo quadro de instrumentos 100% digital de 7 polegadas, a alavanca digital do câmbio automático i-Shifter e até treze sistemas avançados de assistência à condução na versão de topo – como piloto automático adaptativo ACC, frenagem automática de emergência AEB e câmara de ré 360 graus.
Além dos sistemas de segurança ativa que evitam acidentes o Kardian também está bem equipado com relação à segurança passiva, com seis airbags de série, dois frontais, dois laterais e duas cortinas, em todas as versões.
Também está na lista de boas qualidades apontadas por Gondo o comportamento dinâmico e a dirigibilidade do Kardian – que só serão comprovados após o test drive –, garantidos pela boa potência e torque do motor turboflex, aliado à rápida troca de marchas da transmissão de dupla embreagem mergulhada em óleo.
Preços e versões de pré-lançamento
• Evolution turbo TCe câmbio EDC– R$ 112 mil 790
Principais equipamentos de série: • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina) • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL) • Assistente de partida em rampa (HSA) • Sensores de estacionamento traseiro e câmara de ré • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR) • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) • Cluster digital 7” • Câmbio e-shifter • Paddle-Shift no volante para trocas manuais de marchas • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio • Ar-condicionado digital com função auto • Retrovisores externos com ajuste elétrico • Faróis e assinatura luminosa 100% de LED • Barras de teto funcionais e modulares em preto • Roda flexwheel biton 16” • Start&Stop • Modo de condução ECO com EcoScoring • Volante com ajustes de altura e profundidade • Acionamento elétrico dos vidros e com função one-touch e antiesmagamento para o motorista.
• Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122 mil 990
Todos os equipamentos da versão Evolution mais: • Frenagem automática de emergência (AEBS) • Alerta de colisão frontal (FCW) • Freio de estacionamento eletrônico • Console central elevado com apoio de braço • Painéis e volante com revestimento • Roda de liga leve 17” diamantadas biton • Chave presencial tipo cartão e acesso remoto • Partida remota do motor • Saídas USB-C para o banco traseiro • Seis alto-falantes • Vidros elétricos dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento. Opcional: • Teto bíton em preto.
• Première Edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132 mil 790
Todos os equipamentos da versão Techno mais: • Controle de velocidade adaptativo (ACC) • Câmera Multiview (MVC) • Alerta de ponto cego (BSW) • Alerta de distância segura (DW) • Sensores frontais de estacionamento • Faróis de neblina em LED • Sensor crepuscular de acendimento automático de lanternas e faróis • Modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável) • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior) • Carregador de smartphone por indução • Rodas de liga leve 17” diamantadas e escurecidas • Antena shark (barbatana de tubarão) • Teto biton preto • Badge lateral “Premiere Edition” • Grade frontal em preto brilhante.