São José dos Pinhais, PR – Novo ciclo de investimento da Renault, desta vez de R$ 2 bilhões até 2025, adicionará um novo veículo montado sobre a plataforma CMF às linhas da fábrica de São José dos Pinhais, PR. O anúncio foi feito pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, ao vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante a celebração dos 25 anos de inauguração da unidade, na segunda-feira, 4.
Será um veículo completamente inédito do segmento C-SUV, maior, portanto, do que os atuais Duster e Kardian, este o primeiro produzido sobre a plataforma CMF e que chegará às revendas em março. Ele ainda não é produzido em nenhuma unidade Renault no mundo: “O lançamento global deste novo modelo será no Brasil, assim como foi o Kardian”.
Ao menos uma das versões do novo SUV terá motorização híbrida segundo a empresa. Também como o Kardian, que além do Paraná será montado no Marrocos, o novo modelo deverá ser produzido em outras fábricas da Renault. São José dos Pinhais será, porém, centro de exportação para a América Latina. No mercado local concorrerá com modelos como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
Segundo Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, o investimento significa uma vitória da operação local: “Vencemos uma batalha. Ganhamos uma concorrência global e conseguimos trazer mais um modelo para a América Latina, para o Brasil”.
O SUV é o segundo de oito veículos do plano do Grupo Renault para os mercados de fora da Europa, um investimento total de 3 bilhões de euros anunciado pelo CEO global Fabrice Cambolive em outubro. Com ele a empresa entrará na competição de um segmento inédito no mercado brasileiro, analisou Gondo:
“A tendência é crescer em participação no mercado, porque não vamos concorrer com nenhum modelo de nossa gama atual. Será volume adicional”.
Com este novo aporte a Renault soma R$ 5,1 bilhões investidos de 2021 a 2025. O Grupo ainda investe, por meio da divisão Horse, R$ 100 milhões para produzir na fábrica do Paraná o motor 1.3 turbo, atualmente importado da Espanha, que deverá equipar o novo modelo.