São Paulo – As vendas de pneus ao mercado interno somaram 8,2 milhões de unidades no primeiro bimestre, volume 8,1% menor do que o comercializado em igual período de 2023, de acordo com dados divulgados pela Anip, entidade que representa as fabricantes nacionais. Para montadoras foram entregues 2 milhões de pneus, queda de 5,5% com relação aos dois primeiros meses do ano passado, e para o mercado de reposição a queda foi de 8,9%, para 6,2 milhões.
As vendas de pneus para veículos de passeio apresentaram a maior queda do bimestre, com recuo de 10,4%, 4,2 milhões de unidades. Os pneus para comerciais leves caíram 5,4%, 1,3 milhão.
As vendas de pneus para motocicletas consideram apenas os números do mercado de reposição, com 1,5 milhão de unidades, queda de 3,7% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado. De acordo com a Anip os dados de vendas para montadoras não foram repassados pelas fabricantes à entidade.
O único segmento que registrou alta até fevereiro foi o de pneus de carga, com 1,5 milhão de vendas, incremento de 4,7% sobre o mesmo período de 2023.