São Paulo – A Randon iniciou testes de campo, em parceria com a Transportes Tozzo, de Chapecó, SC, com um semirreboque do tipo frigorífico que teve em sua parte superior instalados painéis solares de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas. Essas placas geram energia para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que reduz o consumo do diesel durante a operação.
Todo o funcionamento é automatizado, sem a necessidade de intervenção do motorista, que ainda ganha mais conforto pela redução dos ruídos da operação. A potência instalada com o sistema pode chegar a 15kW, com possibilidade de gerar até 11,5 mil kW por ano. Calcula-se que a economia de diesel pode ser de até 1,8 mil litros por ano.
Os testes do Randon Solar, como foi batizado o implemento rodoviário, durarão três meses, segundo a companhia, com monitoramento do veículo em uso real pelas equipes de engenharia e pesquisa da Randon.
O produto-conceito foi desenvolvido em parceria do Instituto Hercílio Randon com o Centro Tecnológico Randon e a tecnologia é compatível com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys e com as aplicações de inteligência embarcada do Randon Smart.