Picape foi mostrada pela primeira vez ao público e a expectativa da GM é de vender 28 mil unidades por ano
Londrina, PR – Um dos seis lançamentos da Chevrolet programados para o ano, a Nova S10, foi apresentada ao público pela primeira vez no Expo Londrina, feira dedicada ao setor do agronegócio em Londrina, PR. A picape chegará às concessionárias apenas em maio, mas os visitantes de feiras de agronegócio que ocorrem nas próximas semanas, como a Tecnoshow em Rio Verde, GO, e a Agrishow em Ribeirão Preto, SP, poderão conferir a picape de perto.
O plano da General Motors é se aproximar do público do agronegócio, que corresponde pela maior fatia de compradores de picapes no País. A expectativa é de vender cerca de 28 mil unidades da S10 por ano, volume deixaria o modelo Chevrolet atrás apenas da Toyota Hilux no segmento. No primeiro trimestre a S10 vendeu 5,4 mil unidades e a Hilux registrou 10,2 mil.
Produzida na fábrica de São José dos Campos, SP, junto com a Trailblazer, outro modelo que também será atualizado em breve, a S10 ainda não mudou de geração, mas sua entrada em linha demandou alterações na unidade, como novos robôs, mais automação, nova cabine de pintura, atualizações na linha de produção, como na área de prensa, novas estações de trabalho.
Alterações também foram promovidas na linha de produção do motor Duramax 2.8 turbodiesel, recalibrado para 207 cv de potência, 7 cv a mais do que a versão anterior, e 52 quilos de torque, 1 a mais do que o antigo. Software e hardware do motor também foram atualizados com a ajuda da inteligência artificial para acelerar o processo e gerar resultados mais precisos. O câmbio é outra novidade da picape, que abandona o automático de seis marchas para utilizar um automático de oito que sintetiza um melhor casamento com o motor, melhorando o consumo, as emissões e a dirigibilidade:
“Esta transmissão já é usada pela GM na Chevrolet Colorado vendida nos Estados Unidos, mas foi recalibrada, também com ajuda da inteligência artificial”, disse Paula Saiani, diretora de marketing de produto para a América do Sul. Como está acoplada a um motor diesel, com trocas em baixas rotações, a recalibração foi necessária – nos Estados Unidos ela trabalha junto com um motor a gasolina e está programada para trocas em rotações bem mais altas.
Com novo motor e câmbio a picape ficou 13% mais econômica do que a anterior, segundo a montadora. Na cidade o seu consumo é de 9,5 quilômetros por litro, contra 8,4 km/l da anterior, e na estrada o consumo saiu de 10,4 km/l para 11,4 km/l.
A estrutura da picape também mudou para ficar mais silenciosa, ganhando novas mantas de isolamento acústico nas laterais e na divisão do compartimento do motor com a cabine. Estas mudanças, junto com os novos pneus, que passaram por alteração no composto e o novo motor deixaram a picape 13% mais silenciosa, de acordo com a montadora.
Posicionamento da nova S10
Até o momento a Chevrolet divulgou apenas três versões da S10: Z71, LTZ e High Country. As duas últimas costumam representar cerca de 50% das vendas, sendo que neste período de pré-venda a expectativa é de que a topo de linha seja a mais comercializada. Para essas três versões os preços vão de R$ 281,9 mil a R$ 302,9 mil, mas novas configurações serão reveladas em breve, incluindo chassi cabine, cabine simples e outras opções de cabine dupla.
Veja os preços:
Chevrolet S10 Z71 — R$ 281,9 mil: ajuste telescópico da direção, partida por botão, sensor crepuscular, câmara de ré, OnStar com treze meses de wi-fi e iluminação de LED.
Chevrolet LTZ — R$ 292,8 mil: adiciona ar-condicionado digital, ajuste elétrico dos bancos, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixa, carregador por indução e farol alto com ajuste automático.
Chevrolet High Country — R$ 302,9 mil: adiciona alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, rodas exclusivas, santantônio integral, para-choques personalizados e descansa-braço traseiro.