São Paulo – Na sexta-feira, 14, a Fiat divulgou as primeiras imagens do Grande Panda, o seu compacto que será produzido sobre a plataforma Smart Car, a antiga CMP do Grupo PSA e que hoje suporta os Citroën C3 e C3 Aircross a partir de Porto Real, RJ. O lançamento foi confirmado na Europa, Oriente Médio e África, mas o modelo, tratado pela marca como global, é grande candidato a ser fabricado no Brasil, conforme o cronograma anunciado pela Stellantis em seu Investor Day.
Certo mesmo é que será conhecido na Itália, onde será apresentado na celebração do aniversário de 125 anos da Fiat, em julho. Chegará ao mercado apenas no ano que vem, seguido por outros dois modelos, um a cada ano, de uma família desenvolvida sobre a plataforma Smart Car, que permite que sejam produzidos veículos a combustão, híbridos ou elétricos. Isso na Europa: no Brasil ainda não há cronograma completo divulgado.
Projetado no Centro Stile em Turim, Itália, o Grande Panda tem apenas 3m99 de comprimento, abaixo da média de 4m06 do segmento, mas será homologado para cinco ocupantes. Seu desenho foi inspirado na família Panda dos anos 1980.