São Paulo – A segunda edição do The One – nome dado ao prêmio de fornecedores da Volkswagen desde a retomada do evento, no ano passado – realizada na noite da quinta-feira, 16, reconheceu o desempenho dos melhores parceiros da cadeia de suprimentos em doze categorias. A premiação serviu de pano de fundo para comemorar os bons resultados da fabricante, que segundo promete também deve se reverter no crescimento de negócios com os fornecedores.
“Foi um ano desafiador mas conseguimos os bons resultados”, comemorou Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen América do Sul. “Em um mercado extremamente competitivo precisamos ter muita flexibilidade com nossas operações e os fornecedores.”
Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, reconheceu que fornecedores importantes do Rio Grande do Sul foram duramente afetados pelas enchentes: “Precisamos construir soluções para ajudá-los neste momento. Também temos 43 concessionárias no Estado e vamos dar todo o apoio para a reconstrução de suas lojas”.
Mas o executivo avalia que as dificuldades serão contornadas para manter os bons resultados que a empresa vem conquistando desde 2023. Para isto, inclusive, Seitz já fechou contratos para importar as peças que estão faltando do Sul, para evitar paralisações por mais tempo nas linhas de produção.
De fato a fabricante acumula resultados vistosos: em 2023 a Volkswagen foi a marca que mais cresceu, as vendas avançaram 17% sobre 2022, acima da média geral do mercado brasileiro, de 11,3%, e no primeiro quadrimestre de 2024 o ritmo segue forte, com expansão de 35,7% em comparação aos mesmos quatro meses do ano passado, o dobro da média geral de 17,5%.
Com estes números a Volkswagen segue na segunda colocação no pódio das marcas de veículos mais vendidas do País, com participação que cresceu de 13,8% no primeiro quadrimestre de 2023 para quase 16% agora. E o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado da marca no mundo, atrás somente da China e da Alemanha.
Mais lançamentos, mais negócios
A Volkswagen também tem o carro mais vendidos do País este ano, o Polo, e lidera o maior segmento do mercado com o SUV T-Cross, com 21 mil unidades vendidas até 16 de maio – justamente neste dia foi lançada a nova versão do modelo, que recebeu sua primeira reestilização desde o lançamento, em 2019. Segundo a empresa este é o primeiro dos dezesseis lançamentos prometidos até 2028, dentro do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões para o período.
Luiz Alvarez, vice-presidente de suprimentos da Volkswagen América do Sul, confirmou aos fornecedores presentes que os lançamentos de uma ampla gama de produtos, incluindo modelos a combustão, híbridos e elétricos, deverá beneficiar toda a cadeia: “Os lançamentos nos trarão bons resultados e mais negócios para os atuais e novos fornecedores”.
O executivo, contudo, lembrou que ainda não foram recuperadas as perdas de 2022, pico do pós-pandemia da alta de custos e falta de componentes eletrônicos que causou redução da produção: “Recuperamos parte da alta dos custos mas ainda não chegamos ao mesmo nível de 2019. Precisamos de mais um ano de redução de custos para chegar aos resultados [de antes da pandemia]”.
Veja as empresas fornecedoras premiadas do The One
• Segurança de fornecimento: Megatech
• Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Yapp
• Qualidade: CGE
• Social e Diversidade: Usiminas
• Pós-Vendas: Shell
• Volkswagen Argentina: Kromberg&Schubert (Kroschu)
• Serviços & Investimentos: Sapore
• Conectividade: Kromberg&Schubert
• Powertrain: Schaeffler
• Químicos Interno: Grupo Simoldes
• Químicos Externo: Axalta
• Metálicos: NSK