Empresa decidiu entrar no segmento de picapes no Brasil porque acredita no potencial local para os próximos anos
Mogi das Cruzes, SP – Em uma nova investida sobre o mercado brasileiro, com a operação controlada agora pela matriz, a Foton anunciou o lançamento de quatro veículos no Brasil, três caminhões e uma inédita picape média, a Tunlan. As outras novidades são a quinta geração do caminhão leve Aumark, o semipesado Auman e o minitruck Wonder.
As vendas começarão pelo novo Aumark, que já foi homologado, com as primeiras unidades chegando às revendas em julho. Ele foi desenvolvido sobre nova plataforma modular da Foton que permite produzir veículos com motor a combustão, híbrido, elétrico e até movido a hidrogênio, trazendo uma série de vantagens competitivas para a montadora, segundo seu vice-presidente global, Williams Jiang.
O Aumark é equipado com motor diesel 2.5 litros da Cummins, que gera 150 cv de potência, 5% mais econômico do que o usado na geração anterior, e pode dispor de câmbio manual, ou automatizado, de cinco marchas, ambos produzidos pela ZF. O caminhão será vendido por R$ 219 mil na versão manual e R$ 239 mil com câmbio automatizado.
O segundo modelo é o Auman D, que também já foi homologado e seu desembarque no País será realizado até novembro, custando R$ 400 mil. Seu motor é o F4.5, também da Cummins, que tem 220 cv de potência e transmissão manual de seis marchas da ZF. Com PBT de 17 toneladas traz alguns itens de série interessantes, como assistente de manutenção em faixa, bancos produzidos com PVC como matéria-prima, volante multifuncional, monitoramento de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade.
Os outros dois modelos apresentados, a picape Tunland e o minitruck Wonder, estão mais distantes e deverão chegar só no ano que vem, pois ainda estão em fase de homologação. A picape terá preço de R$ 230 mil a R$ 250 mil, ofertada em duas versões, concorrendo com Chevrolet S10 e Ford Ranger — mas o grande rival será a picape média da Toyota, a Hilux.
As versões que virão ao Brasil são a V7 e a V9, ambas equipadas com motor 2.0 turbo diesel de 175 cv de potência com câmbio automático de oito marchas da ZF, um sistema híbrido leve de 48V e um motor elétrico que, em baixas velocidades, permite que o veículo rode sem usar o motor a combustão, sendo a primeira picape do Brasil a oferecer este tipo de tecnologia. A expectativa da Foton é vender 1 mil unidades por ano a partir de 2025.
O Wonder chegará com preço de R$ 110 mil, oferecendo um consumo 5% menor do que os seus principais concorrentes de mercado, segundo a Foton, equipado com motor 1.6 aspirado movido a gasolina e câmbio manual de cinco marchas. Para esse veículo a Foton aposta em uma série de novas tecnologias para se diferenciar da concorrência, caso do quadro de instrumentos 100% digital, kit multimídia, volante multifuncional e PBT de 2 mil 550 quilos, sendo 1 mil 245 quilos a sua capacidade de carga útil.
Para o futuro e dependendo da aceitação do mercado brasileiro para este produto a Foton estuda a comercialização de uma versão 100% elétrica do Wonder, que fará companhia ao iBlue, que já é ofertado.