Unidade será dedicada a importação e armazenamento de veículos elétricos e híbridos e a operação começou com os modelos da BYD
Cariacica, ES – A trading Timbro, que opera na área de comércio internacional, investiu R$ 25 milhões na construção de um centro automotivo em Cariacica, ES, com capacidade para receber e armazenar 12 mil veículos, com foco em elétricos e híbridos. A estrutura, que gerou 125 empregos diretos e indiretos, oferece armazém geral e uma área alfandegada. Ocupa área de 250 mil m² e já tem 100 mil² reservados para eventual ampliação no futuro.
A expectativa, de acordo com seu vice-presidente, e um dos fundadores da Timbro, Bruno Russo, é alcançar a capacidade máxima nos próximos meses. O primeiro, e ainda único, cliente é a BYD: “Estamos conversando com outras empresas, temos negociações em andamento mas que ainda não posso revelar”.
O Espírito Santo foi o escolhido para abrigar este grande depósito por sua tradição em importações de veículos no Brasil. Segundo Russo o movimento dos quatro primeiros meses, no Estado, é o maior da sua história: “Historicamente o Espírito Santos representa 35% das entradas de importações no Brasil. Neste ano o porcentual subiu para 56%”.
Russo disse que o movimento foi puxado pela chegada dos modelos híbridos e elétricos, que estão ganhando força nas vendas e ainda são majoritariamente importados”.
Ele destacou a presença da área alfandegada, que permite o armazenamento dos veículos de sua saída do porto até o envio a uma concessionária. Quando é feito o pedido a Timbro resolve as questões burocráticas e faz o PDI, a inspeção de pré-entrega, quando são feitas algumas modificações para tornar o carro apto a ser vendido no Brasil.
A área de PDI tem ainda uma cabine de pintura, que pode ser usada na necessidade de pequenos reparos na parte externa dos veículos. Em julho, com investimento de R$ 2 milhões, começará a funcionar no local uma unidade de treinamento para capacitar a população, pois a expectativa é de crescimento nos próximos anos.
A Timbro [oferece um serviço de rastreamento aos seus clientes, que monitora a entrega dos veículos em tempo real, desde a saída da fábrica no Exterior até a chegada ao Brasil, bem como o status ali, em Cariacica. No caso da operação com a BYD a trading é responsável por todo o processo de importação desde a saída da fábrica para o navio na China.
Além da operação em Cariacica a Timbro mantém outro terminal no Sul, onde recebe os veículos comerciais da chinesa Foton e os distribui. A empresa também realiza a importação de peças e componentes para abastecer as concessionárias Porsche.