São Paulo – O planejamento da Toyota é produzir 207 mil veículos este ano, o que representa estabilidade com relação ao ano anterior. Deste volume fatia de 32% será exportada – em 2023 este porcentual chegou a 40%, até então o seu recorde para a operação. Foi o que afirmou o presidente da empresa no Brasil, Evandro Maggio, ao participar do Seminário AutoData Revisão das Perspectivas 2024, na terça-feira, 25.
Maggio assinalou que a redução da quantidade exportada deve-se ao fato de que a Argentina, seu principal mercado de exportação, ainda passa por dificuldades econômicas: “Quanto passar esta acomodação deveremos retomar o patamar dos 40%”.
Quanto ao cenário doméstico as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul também exercem seu reflexo, uma vez que o Estado representa 5% das vendas Toyota.
A favor do contexto econômico projetado para este ano, de acordo com o executivo, tem-se a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro em 3,2% conforme o FMI, o avanço de 2,5% da geração de riquezas no primeiro trimestre de 2024 e a redução da taxa de desemprego para 7,5%. Contra há a perspectiva de que a Selic encerre o ano aos 10% ao ano, o dólar varie de R$ 5,20 a R$ 5,40 e a produção industrial recue de 0,5%. Sem contar o incremento de 40% na importação de veículos de janeiro a maio, principalmente de origem asiática e com tecnologia eletrificada.
“Temos um cenário desafiador em que maior acesso ao crédito, juros menores e condições iguais de competitividade ajudariam.”
Para o mercado em geral a expectativa de Maggio é de expansão de 6% nas vendas, chegando em 2,5 milhões de unidades, mesmo porcentual de alta para a produção, para 2,1 milhões, e aumento de 0,7% nas exportações, para 407 mil.
O executivo avalia que o Brasil possui oportunidade única para conquistar mais mercados. Para tanto é preciso assegurar condições de competitividade e previsibilidade para a indústria automotiva: “Neste sentido a aprovação do Mover foi um marco. O programa fornece diretrizes de desenvolvimento e também é importante para colocar o Brasil na rota dos investimentos internacionais”.
O índice de nacionalização da Toyota atualmente gira em torno de 60% a 70%, dependendo do veículo e da versão, o que deve ser ampliado com o Mover. Seus investimentos anunciados totalizam R$ 11 bilhões até 2030.
De acordo Maggio com R$ 5 bilhões já estão efetivados com a remodelação do Corolla Cross, com a modernização da unidade de Porto Feliz, SP, com a ampliação do centro de distribuição, com o andamento do projeto do SUV compacto Yaris Cross prometido para 2025, com o projeto de veículo híbrido para a região que, ao que tudo indica, será uma picape média, e com a transferência da produção de Indaiatuba, SP, para Sorocaba, SP.
As obras de terraplenagem para que a fábrica de Sorocaba absorva a de Indaiatuba já têm data prevista de conclusão: meados de 2025. A operação de Indaiatuba será desativada até meados de 2026.