São Paulo – Após colocar na rua seu lançamento aguardado para o comecinho de 2025, o SUV compacto híbrido flex Yaris Cross, a Toyota já planeja trabalhar em um novo projeto para sua fábrica de Sorocaba, SP. De olho na necessidade de transporte e entregas urbanas a empresa cogita, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, produzir uma picape média que já nascerá híbrida e concorrerá com a Fiat Toro, a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.
O início da produção da picape, no entanto, considerando que o SUV começará a ser fabricado no fim de 2024, é previsto a partir de 2027, a depender do mercado, uma vez que demora, em média, dois anos para preparar a linha de produção para um novo modelo, segundo a entidade sindical.
“As perspectivas de investimento seguem fortes na Toyota”, afirmou o presidente do sindicato Leandro Soares, referindo-se a reuniões realizadas pelos executivos da montadora com trabalhadores e representantes da entidade, apesar do revés tido com a decisão da renovação dos incentivos do Norte e Nordeste.
A empresa informou que “mantém postura reservada com relação a projetos e planos futuros, optando por não comentar sobre esses temas”. No entanto, prosseguiu, “a companhia reafirma seu compromisso contínuo com o País”.
Marcelo Silva, dirigente sindical e integrante do CSE Toyota, assinalou que a intenção é que a nova picape híbrida seja fabricada em Sorocaba, pois, segundo ele, trata-se da única unidade capaz de produzir todos os carros da marca, onde até mesmo a Hilux poderia ser feita caso a companhia desejasse trazer o produto da Argentina para cá.
“Não há outro lugar onde a picape seja produzida. O futuro da Toyota no Brasil é Sorocaba.”
Até que este projeto seja iniciado, porém, a informação que os sindicalistas dispõem é a de que o SUV híbrido, chamado de Next-B dentro da empresa, é o Yaris Cross: “O carro ficará mais robusto e o preço será atrativo, pois, se considerarmos que o Yaris a combustão custa em torno de R$ 110 mil, imagino que o híbrido venha competitivo, com preço na faixa de R$ 130 mil”.
Silva contou que a partir de agosto haverá paradas na linha para que seja produzido e ajustado o protótipo do Yaris Cross híbrido. Ele estimou que a produção terá início em novembro – um mês antes do que o divulgado por Rafael Chang, recém nomeado presidente da Toyota América Latina e Caribe, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, no fim do ano passado. Mas o modelo deverá chegar ao mercado em 2025.
Na ocasião Chang contou que a Toyota tem estudos para tornar realidade modelo híbrido flex plug-in inédito, mas não deu pormenores de qual carro estrearia esta tecnologia.
Sobre o SUV compacto a Toyota informou que, no momento oportuno, revelará o modelo: “Como líderes e pioneiros na tecnologia híbrida flex a empresa está empenhada em promover a produção local, gerando emprego e renda no País e contribuindo com as suas metas de descarbonização”.