O primeiro será para mudanças na fábrica de Botucatu e o segundo será para construir nova unidade no País
São Paulo – A fabricante de carrocerias de ônibus Irizar, de origem espanhola, discute com a matriz dois novos investimentos para o mercado brasileiro. O primeiro, previsto para 2025, visa a reestruturar a operação fabril da unidade instalada em Botucatu, SP, que terá o seu lêiaute alterado e aumento da capacidade produtiva, segundo Abimael Parejo, diretor comercial para a América Latina. Ele tem, também, como objetivo ampliar o portfólio nacional da Irizar, que tem planos de produzir uma carroceria para ônibus rodoviário elétrico e a chegada de novos produtos para o segmento urbano e de double decker.
O segundo aporte está sendo negociado para 2026 ou 2027 e será usado para a construção de uma nova fábrica no Brasil. Segundo Parejo, que concedeu entrevista exclusiva à Agência AutoData durante a Lat.Bus Transpúblico 2024, no momento a empresa está definindo o local:
“Estamos discutindo o assunto com a matriz e estudando a região em que pretendemos instalar a nova fábrica, procurando um novo terreno e conversando com as prefeituras. Como é um ano eleitoral as conversas com as prefeituras não avançaram muito, mas este tema ganhará força no ano que vem, após as eleições municipais”.
Durante a Lat.Bus a Irizar apresentou o seu principal lançamento de 2026, o ônibus i6S Efficient, desenvolvido com foco nas demandas da América Latina. O veículo teve o seu peso reduzido por meio do redesenho de componentes usados na produção e a carroceria passou por mudanças na dianteira, traseira e no teto, o que ajudou a melhorar o consumo em 13% na comparação com o modelo anterior vendido na região.
O novo ônibus rodoviário também traz uma grande novidade para o segmento com a adoção de câmaras no lugar dos retrovisores externos, que melhoram o campo de visão direto e indireto do motorista, segundo a empresa. No interior o veículo adotou novas poltronas e novo sistema de ar-condicionado.