São Paulo – A Comexport, que opera na área de comércio exterior, encabeça um projeto de produção de seis modelos eletrificados, de três marcas diferentes, na antiga unidade da Troller em Horizonte, CE. Serão investidos R$ 400 milhões na primeira etapa desta iniciativa, com previsão de entrar em operação em 2025. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, durante evento organizado pelo governo do Estado do Ceará na sexta-feira, 9, que contou com a presença do vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“O Ceará tem um desejo antigo de produzir veículos e este ano, graças à promulgação do Mover, que estabeleceu regras claras para a modernização da indústria brasileira com o desenvolvimento de novas tecnologias e trouxe previsibilidade à indústria automotiva, é possível promover o marco histórico de ter veículos movidos a novas energias 100% produzidos no Estado”.
Segundo o executivo as marcas integrantes do projeto são parceiras da Comexport, empresa que há 51 anos trabalha com comércio exterior. “Mais de 10% dos carros que vendidos no País passam pela nossa empresa.”
Pormenores como as identidades dos participantes e os nomes dos modelos serão anunciados posteriormente, segundo ele. Empresas chinesas como a Neta Auto, que recentemente anunciou que busca espaço para iniciar produção no Brasil, mas que não necessita de uma fábrica inteira para si, podendo usar uma linha em unidade já existente, podem estar envolvidas. Procurada, a montadora ainda não se manifestou.
“Nosso foco é o processo de industrialização. Em um primeiro momento não criaremos um carro no Ceará, embora seja um sonho para o futuro. Mas nós produziremos o que há de mais moderno em termos de veículo movido a novas energias”.
Governo estadual cede espaço que abrigava produção da Troller
Em março o governo estadual desapropriou o antigo terreno da Ford em Horizonte para que empresas interessadas pudessem implantar novo projeto produtivo. E, esta sexta-feira, 9, foi assinado contrato de comodato para a cessão do espaço de 127 mil m², que até 2021 abrigava a produção da Troller, ao projeto da Comexport.
Procurada a Ford informou, em comunicado, que “a situação da planta da Ford em Horizonte, no Ceará, está sendo tratada na esfera jurídica e, por isso, não comentaremos o assunto neste momento”.
“É evidente que tem gente que não queria a desapropriação da fábrica da Ford, mas eu não podia deixar de tomar essa decisão para trazer investimento ao Estado. O Ceará terá, enfim, o polo automobilístico que sonhou por gerações e gerações”, disse Elmano de Freitas, governador do Ceará, ao reforçar que existe ainda preocupação de que não somente o carro híbrido e elétrico seja montado localmente, como as peças e componentes sejam produzidos no Brasil, a fim de gerar emprego e renda. “Temos este desafio.”
O ministro Alckmin reforçou que medida provisória que alterou texto do Mover assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de agosto trará mais previsibilidade e segurança jurídica ao polo automotivo de Horizonte. Lembrou, ainda, que fábricas que baixaram as portas no governo anterior estão com novas linhas, como BYD na antiga unidade da Ford em Camaçari, BA, a GWM na Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, e agora a fábrica multimarcas onde operava a Troller em Horizonte.