Santo André, SP – A Ford confirmou na segunda-feira, 9, que encerrará a produção dos utilitários Troller em Horizonte, CE, no mês que vem, conforme havia anunciado em janeiro, quando decidiu encerrar suas operações produtivas no Brasil. E até o fim de novembro seguirá produzindo peças para assegurar o pós-venda dos veículos. Mas a fabricante estadunidense não irá se desfazer da marca, tampouco seus produtos: há negociação em curso, apenas para a venda do terreno, das instalações e do maquinário. Quem adquiri-los não poderá continuar a fabricar o utilitário nem usar o nome Troller.
Questionada pela reportagem se pretende prosseguir com a produção do modelo em outro país, a empresa não descartou: se limitou a dizer que reterá os direitos de produção e marca.
Segundo a Ford existem interessados em adquirir o imóvel em Horizonte e os equipamentos, mas a companhia disse que não pode abrir pormenores devido ao acordo de confidencialidade. Atualmente a fábrica emprega 470 trabalhadores e é de interesse do governo do Estado do Ceará manter a unidade em operação e, por consequência, os empregos.
O modelo de negociação é similar ao que foi aplicado nas fábricas de caminhões e automóveis da Ford em Camaçari, BA, São Bernardo do Campo e Taubaté, SP.
No início de janeiro, a Ford anunciou a saída como fabricante de veículos no País após um século de história, processo que começou dois anos antes, com o fechamento da unidade de São Bernardo. O mercado brasileiro, no entanto, continua sendo abastecido por veículos produzidos em outros mercados, como os vizinhos Argentina e em breve o Uruguai.
Foto: Divulgação.