SUV médio chega às concessionárias em versão única, Land, por R$ 399 mil 990
Itu, SP – O primeiro Kia 100% elétrico oferecido no mercado brasileiro chega às concessionárias. Ainda com restrição de volumes – serão vinte unidades mensais até o fim do ano, segundo o presidente José Luiz Gandini, que alega “tremendo sucesso” no Exterior que limita a importação – o EV5 tem versão única, a Land, por R$ 399 mil 990.
Produzido na China oferece 402 quilômetros de autonomia, segundo o PBEV, com suas baterias de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, as Blades conhecidas dos brasileiros por serem produzidas e equiparem modelos da BYD. Seu motor elétrico alcança 217 cv e recebeu nota A no programa do Inmetro, com eficiência de 0,63 MJ/km rodado.
Segundo Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia, o EV5 concorre com Volvo XC40 e BMW iX1. O SUV tem 4m615 de comprimento, 1m875 de largura, 1m715 de altura e 2m750 de entreeixos, que garantem 513 litros de porta-malas sem prejudicar o espaço interno dos ocupantes.
O preço ficou abaixo dos concorrentes diretos, mas superior ao de outros chineses como o BYD Yuan Plus. José Luiz Gandini justificou: “Por ser lançado agora o EV5 chegou ao mercado já com 18% de imposto de importação. Muitos concorrentes ainda estão nas lojas com preço do imposto mais baixo, o que, em breve, possivelmente, terão que corrigir”.
O presidente da Kia lamentou não ter mais disponibilidade de produto: “Além de ser sucesso lá fora a Kia tem gargalos na produção do EV5 na China, em alguns componentes. Conseguimos neste primeiro momento vinte unidades por mês mas estamos trabalhando para ampliar o volume em 2025”.
Das 61 concessionárias Kia no Brasil 22 estão credenciadas para vender modelos eletrificados: são aquelas que já adaptaram suas oficinas e oferecem carregador elétrico.
Até o fim do ano será lançado outro elétrico, que foi mostrado na apresentação do EV5 à imprensa na sede da Kia, em Itu, SP: o EV9, outro SUV mas com porte maior e capacidade de transportar até sete pessoas. Mas Gandini garantiu que a Kia continuará sendo multienergia:
“Traremos também o Sorento diesel, em 2025. A Kia não será totalmente elétrica: nosso planejamento é continuar em todas as frentes”.