Os primeiros caminhões elétricos para longas distâncias estão prontos para serem vendidos na Europa. Com 145 lançamentos mundiais o IAA também terá 20% mais expositores este ano
Hannover, Alemanha – Com a expectativa de que 1 mil 650 empresas apresentem o que está sendo considerado o primeiro passo prático neste novo momento da mobilidade sem emissões, a maior feira de veículos comerciais do mundo, o IAA 2024, tem na segunda-feira, 16, seu primeiro dia aberto para a imprensa. O número de expositores é 20% maior do que em 2022 e este ano, além da participação de novos competidores para o mercado europeu, sobretudo empresas chinesas, o destaque é para a quantidade de test-drives de caminhões, vans e ônibus eletrificados disponíveis para os visitantes.
O tema principal do IAA 2024 é “as pessoas têm bens para transportar”, e esta necessidade de sair da exibição estática para a prática deve ser realmente um grande atrativo. Quase todos os fabricantes de caminhões estão oferendo a oportunidade de conhecer seus veículos eletrificados em rápidos test-drives. A expectativa é de que a partir da terça-feira, 17, quando os portões estarão abertos para o público, até o domingo, 22, as filas do lado de fora dos estandes para experimentar os veículos serão tão concorridos quanto os espaços nos estandes do complexo.
A Mercedes-Benz, por exemplo, está realizando test-drive com seu caminhão pesado eActros 600, talvez a principal novidade do IAA. Com 500 quilômetros de autonomia o caminhão está pronto para ganhar as estradas da Europa a partir de novembro, quando terá início sua produção em série. A Mercedes-Benz informa que já tem mais de 2 mil pedidos deste novo modelo elétrico.
Ao mesmo tempo em que se vê muitos caminhões e ônibus eletrificados também há um movimento dos executivos para sensibilizar as autoridades europeias com relação à necessidade de investimentos na infraestrutura para a utilização desses veículos no continente.
Martin Daum, CEO da Daimler Trucks, e sua sucessora Karen Radströn, que acumulará o cargo de CEO da Mercedes-Benz Trucks a partir de 1º de outubro, falaram diversas vezes para a imprensa internacional sobre a necessidade de as autoridades compreenderem que a eletrificação dos veículos comerciais demanda infraestrutura de carregamento. E que é processo demorado: “Não podemos mais viver com esta quantidade de CO2 na atmosfera que causa muitos danos às sociedades”, disse Daum em seu último discurso no IAA.
Além da infraestrutura os fabricantes estão preocupados com a matriz energética, longe de estar limpa no continente europeu. Este é um tema que as empresas também devem abordar com ênfase e bastante cuidado durante a IAA, pois aproxima-se o momento em que as legislações atuais começarão a multar os produtos, ou seja, os veículos, que não atinjam as metas de descarbonização.
Por isto Martin Daum trouxe com muito cuidado a necessidade de diálogo da indústria com a sociedade e as autoridades europeias para encontrar um caminho que coloque os investimentos em matriz energética limpa e infraestrutura ao mesmo tempo em que os produtos começam a chegar ao consumidor: “Não somos o problema, somos parte da solução”.