São Paulo – Um projeto de lei do deputado Clodoaldo Magalhães pretende obrigar a que as montadoras instaladas no Brasil ofereçam aos clientes carros anfíbios, aqueles capazes de se locomover tanto em terra como nas águas. Segundo o parlamentar os veículos poderiam contribuir em situações emergenciais, como enchentes e alagamentos.
À Agência Câmara o deputado afirmou que “a oferta de carros anfíbios contribuirá para a proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos, possibilitando respostas mais ágeis e eficazes em situações de emergência”.
Os carros anfíbios, segundo o seu projeto de lei, terão que seguir requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas autoridades. As montadoras que não atenderem às exigências estarão sujeitas a sanções previstas na legislação, como multas.
O PL 1 824/24 tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, ainda a ser analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, de Indústria, Comércio e Serviços, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para tornar-se lei o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal.