Resende, RJ – Desde agosto de 2022 ofertando locação de veículos direto da montadora a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem o plano de encerrar 2024 com um total de 4 mil pesados alugados por meio da VW Truck Rental. Hoje este volume é de 2 mil 690 ativos, que em três meses deverá ser incrementado em 50%.
“Nós já temos negócios para esta quantidade, só que os veículos ainda não estão locados”, afirmou o vice-presidente de vendas, marketing e serviços Ricardo Alouche, ao esclarecer que uma coisa é a negociação com a Volkswagen Financial Services na venda do pesado e, outra, é a locação por meio dele: “O Banco Volkswagen ainda não alugou tudo mas, por outro lado, também não compraria apenas para manter em estoque”.
Alouche contou que, dentre os veículos alugados, já existem 32 ônibus, por enquanto como teste de mercado. Passado o período de experimentação a empresa avaliará colocar de vez no portfólio de produtos da VW Truck Rental.
Novidade é o caminhão Meteor Highline, apresentado à imprensa na quarta-feira, 25, que na mesma data começou a ser oferecido para locação. Mais um passo rumo ao objetivo da companhia de encerrar o ano com fatia de 15% no aluguel por assinatura de extrapesados e, no médio prazo, chegar a 20%. Quando foi lançado o programa de locação a participação era de 9,5% e, em 2023, chegou a 11%.
O aluguel por assinatura representa, hoje, de 10% a 15% das vendas da montadora. Em 2023 chegou a 25%: “Este ano [o processo] deu uma esfriada, mas não só conosco. Isto aconteceu com todas as fabricantes, que tinham muito estoque. Trata-se de uma oscilação normal de mercado. O processo de locação se estenderá e está caminhando bem, pois veio para ficar”.