São Paulo – A Iveco anunciou investimento de R$ 510 milhões de 2024 a 2028, com foco em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis. Marcio Querichelli, presidente da companhia, disse durante o primeiro dia da Fenatran 2024 que o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, ajudou na aprovação do aporte com a matriz:
“O investimento está apoiado no programa Mover, que prevê incentivos fiscais para quem investir nessa área no Brasil e esse retorno é importante. Caso ele não existisse, também iríamos investir, mas seria necessário gastar mais”.
Querichelli afirmou que o aporte será focado na descarbonização dos veículos que a Iveco comercializa no Brasil e região, apostando em biocombustíveis como biogás, biometano e até etanol. A FPT, empresa que também faz parte do grupo Iveco, investirá R$ 127 milhões no mesmo período e com o mesmo foco, mas os trabalhos de pesquisa ocorrerão em paralelo e de forma complementar, pois a FPT também comercializa seus motores para outras empresas.
Para o futuro da mobilidade o presidente disse que os motores elétricos fazem mais sentido para veículos comerciais leves, que rodam distâncias menores diariamente, enquanto para os médios e pesados o gás faz mais sentido. Com relação ao etanol, os motores que rodarão com esse combustível estão em testes, enquanto as soluções à gás já estão disponíveis no mercado brasileiro.
Durante a Fenatran 2024 a Iveco mostrará ao público o seu portfólio completo de veículos, com uma novidade: o S-Way, caminhão pesado, em uma versão exclusiva com a banda de rock Metallica. Com visual exclusivo, algumas unidades desse modelo foram reservadas para serem vendidas no País, após a parceria de sucesso da companhia com a banda, que usou uma eDaily na Europa como seu meio de transporte para os shows.