Fabricante apresenta eActros e eCanter na Fenatran que serão testados em frotas de oito clientes no Brasil
São Paulo – A Mercedes-Benz também embarcou na onda de caminhões elétricos que invadiu a Fenatran 2024, feira dedicada ao transporte rodoviário de cargas que acontece de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo. A empresa importou o modelo pesado eActros e o leve eCanter para apresentá-los aqui no momentos que ambos começam ser testados em frotas de oito clientes no Brasil.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões Mercedes-Benz, dez eCanter já foram importados do Japão – lá é produzido pela Fuso, empresa do Grupo Daimler Trucks – e mais cinco eActros vêm da Alemanha: “Os veículos são cerca de três vezes mais caros do que os similares a diesel. Nossa intenção é fazer testes para entender melhor este mercado no Brasil e depois decidiremos se importaremos mais unidades e qual a melhor forma de explorar este nicho aqui”.
Os caminhões elétricos entrarão em testes nas frotas de empresas que têm ambições de redução de emissões de CO2: AGL, Braspress, Expresso Nepomuceno, Suzano, Ypê, Marimex, RD Saúde [Raia Drogasil] e Femsa Coca-Cola.
A engenharia brasileira monitorará o uso para desenvolver o melhor custo de operação de um caminhão elétrico em circulação no Brasil e levantar as necessidades de infraestrutura de recarga:
“Aproveitaremos o conhecimento que já temos com a produção de ônibus elétricos”, disse o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, que ponderou: “Só com investimentos públicos alcançaremos a eletrificação em um país continental como o Brasil”.
O eActros é um cavalo mecânico pesado 4×2 indicado para o transporte intercidades com autonomia de 200 km a 400 km, com uso de três a quatro módulos de baterias.
Já o eCanter, em versões de 7,5 e 8,5 toneladas, atende a entregas urbanas. Equipado com dois ou três módulos de baterias tem autonomia para rodar de 140 km a 200 km antes de precisar recarregar.