São Paulo — A Anfir, entidade que representa as empresas fabricantes de implementos rodoviários, tem expectativa de mercado estável, ou com leve crescimento, em 2025. Durante entrevista coletiva na Fenatran seu presidente José Carlos Sprícigo divulgou projeções de 155 mil unidades vendidas no ano que vem — para este ano as estimativas são de 153 mil a 155 mil equipamentos vendidos.
Por segmento, o pesado, de reboques e semirreboques, deverá ficar em torno de 90 mil unidades no ano que vem, mesmo volume que é esperado para o fechamento deste ano, com uma possível oscilação para cima, chegando a 93 mil unidades até dezembro, porque, segundo o presidente, muitos clientes adiaram as compras de outubro para novembro em busca de melhores condições na Fenatran.
O segmento leve, de carroceria sobre chassi, que voltou a crescer em 2024, deverá manter um patamar próximo do vendido neste ano, de 60 mil a 65 mil unidades, em 2025. Esse volume está sendo puxado pelo maior consumo dos brasileiros, principalmente na área de alimentos como carnes que são transportadas por implementos refrigerados.
A produção deverá ser um pouco maior do que o mercado interno em 2025, chegando a 165 mil, e a diferença de 10 mil implementos terá 3 mil unidades dedicadas ao mercado externo e 7 mil para estoque dos revendedores. Sprícigo disse que o patamar das exportações deverá ser esse para os próximos anos:
“Tivemos uma queda relevante no Chile, que é um mercado muito importante para nós, mas por lá os estoques estão grandes e a demanda está baixa. Na África a concorrência com os chineses dificulta os avanços. Diante deste cenário, não acredito que voltaremos a exportar volumes maiores como no passado. A nova realidade indica algo de 3 mil a 4 mil unidades”.
No balanço de janeiro a outubro foram vendidos 133,4 mil equipamentos, expansão de 6,6% sobre o mesmo período do ano passado. O segmento pesado representou o maior volume, com 75,1 mil vendas, alta de 0,4% sobre iguais meses do ano passado, e os leves representaram a maior expansão, de 15,9% na mesma base comparativa, com 58,3 mil unidades.