Salvador, BA — Após quatrocentas pessoas passarem pelas salas de aula da Ford Academy, em parceria com o Senai, em São Paulo, o braço de filantropia da empresa expande o Ford Enter para a Bahia. Serão abertas trezentas vagas no ano que vem, cinquenta iniciando em janeiro, nas estruturas do Senai Cimatec na Capital, Salvador.
O Enter promove capacitação gratuita em tecnologia para pessoas em vulnerabilidade social. A ideia da iniciativa da Ford Philanthropy é inserir e manter os participantes no mercado de trabalho: a a Rede Cidadã, uma das parceiras no projeto, segue acompanhando as pessoas após a contratação:
“Só temos sucesso após a contratação dos participantes e o apoio segue para evitar a evasão”, disse Roberta Mädke, gerente de comunicação e responsabilidade da Ford. “Muitas pessoas acabam tendo problemas de saúde na família, dificuldades para seguir no curso ou até mesmo no trabalho e buscamos dar suporte para que elas não desistam”.
Dos quatrocentoe formados em torno de 50% já ingressaram no mercado de trabalho. A área de tecnologia, segundo a Ford, terá um déficit de 500 mil pessoas no Brasil já no ano que vem. Os participantes do Ford Enter não necessariamente são contratados pela companhia pois a formação visa ao mercado de trabalho em geral.
Desde sua criação, em 2022, o Ford Enter recebeu mais de 15 mil inscrições. Foi expandido para outros países da América do Sul, como Argentina, Colômbia, Chile e Peru, e chega agora à Bahia, local onde a Ford mantém centro de desenvolvimento e é parceira histórica do Senai Cimatec.
Para se inscrever é preciso residir na Região Metropolitana de Salvador e não estar matriculado em nenhuma outra iniciativa do Senai. Não há limite de idade e o curso é totalmente gratuito.