Evandro Maggio, presidente da Toyota, participou do primeiro dia do Congresso AutoData Perspectivas 2025
São Paulo – A Toyota projeta para o mercado brasileiro, no ano que vem, vendas de até 2,8 milhões de veículos. Para o fechamento deste ano, janeiro-dezembro, ele aposta em 2,6 milhões. A estimativa foi divulgada pelo presidente Evandro Maggio, que participou do Congresso AutoData Perspectivas 2025, promovido pela AutoData Editora em São Paulo, já elevando sua aposta após o desempenho do mercado em novembro – o volume de vendas de 2023 foi superado na terça-feira, 26.
Deste volume a Toyota deverá responder por aproximadamente 210 mil unidades. A companhia seguirá forte com seu perfil exportador para a América Latina e Caribe: as vendas externas, hoje, representam 34% da sua produção.
Maggio teceu elogios ao Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, sancionado pelo governo federal em junho. Segundo ele a política industrial fornece previsibilidade para as montadoras, que deverão ampliar a localização de peças e tecnologias, algo que, na sua visão, contribui com o aumento das exportações.
Embora a Toyota esteja desenvolvendo a tecnologia híbrida plug-in flex, com a recente apresentação de um protótipo, Maggio afirmou que os modelos híbridos convencionais terão maior espaço no mercado nacional nos anos seguintes: “Os modelos PHEV ainda deverão demorar mais algum tempo até encontrar seu nicho junto ao público brasileiro”.
Nova fábrica e novo modelo de compacto
A Toyota segue com seu ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões no Brasil até 2030. Neste valor está incluída a construção de sua nova fábrica, também localizada em Sorocaba, SP, com a previsão de que as instalações fiquem 100% prontas até 2026. A nova planta concentrará toda a produção da Toyota, incluindo o Corolla, o novo modelo e mais um, já anunciado, cujo segmento ainda permanece em sigilo. A unidade de Indaiatuba, SP, será desativada.
No ano que vem a Toyota também terá a produção do seu novo veículo compacto, com tecnologia híbrido flex, no País. Sem revelar outras informações a respeito Maggio afirmou contar com um cenário de queda de juros, com a redução da Selic dos 11,5% atuais para 10,45% ao fim de 2025 e com a inflação sob controle na faixa de 4% a 4,3%.
“Tudo isto é importante para a Toyota porque, no próximo ano, teremos um novo veículo compacto, numa faixa de preço em que o consumidor necessitará ainda mais de crédito para financiar a compra.”