Em novembro vendas de eletrificados importados da China superaram as da Nissan
São Paulo – Com forte campanha de varejo e generosos descontos, que superaram os R$ 20 mil durante a Black Friday, a BYD superou a Nissan em vendas no mercado brasileiro em novembro, alcançando a nona posição do ranking. Foram mais de 8 mil veículos eletrificados importados da China vendidos no mês passado, contra 5,9 mil Nissan.
No ranking acumulado, porém, a fabricante sediada em Resende, RJ, manteve a nona posição. Mas chama a atenção o fato de a BYD ter alcançado 3% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves de janeiro a novembro, somando 66,7 mil emplacamentos.
Mas o resultado final deverá ficar distante das pretensões do diretor de vendas Henrique Antunes, que chegou a projetar vendas na casa das 120 mil unidades e reduziu para 100 mil. Seria preciso um desempenho de Top 3 do mercado em dezembro para chegar à marca – a Chevrolet, terceira do ranking, comercializou 30 mil unidades em novembro.
Fiat e Volkswagen estão consolidadas na primeira e segunda colocação do ranking brasileiro, repetindo as posições do ano passado, com a Chevrolet completando o pódio.
Ainda há briga, porém, pela quarta posição: em novembro a Hyundai teve desempenho muito superior à Toyota – 25,4 mil e 17 mil emplacamentos, respectivamente – e encostou, deixando a disputa equilibrada para o último mês: são menos de 2 mil unidades de vantagem para os japoneses.
Honda e Nissan também podem inverter posições ao fim de dezembro, pois a distância da oitava para a nona colocada também é inferior a 2 mil emplacamentos.