São Paulo – Embora celebre vendas recordes de veículos eletrificados em novembro, 17,4 mil, o melhor mês da série histórica, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, questionou o benefício dos MHEV, híbridos leves, recentemente lançados no mercado brasileiro. Para o presidente da entidade, Ricardo Bastos, estes modelos não necessariamente podem ser considerados eletrificados:
“Temos de avaliar se alguns dos MHEV, que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil. Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes com relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex”.
Sem citar nomes no comunicado, embora tenha deixado claro que são veículos “que entraram no mercado nas últimas semanas”, a ABVE direciona os comentários aos recém-lançados Fiat Pulse e Fastback híbridos flex, que têm sistema híbrido leve composto pelo motor 1.0 turboflex, um motor elétrico de 3kW e bateria de 12V. Neste sistema não há tração elétrica, as rodas são movimentadas sempre pelo motor a combustão.
Bastos questionou: “Será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”.
Embora ainda tenham baixa participação nas vendas de eletrificados – das 155,7 mil unidades vendidas de janeiro a novembro apenas 7,9%, ou 12,3 mil, foram MHEV – Bastos está preocupado com possíveis revogações de incentivos concedidos aos eletrificados por causa do potencial aumento de volume, uma vez que são modelos produzidos no Brasil e mais deverão ser lançados nos próximos meses. Alguns estados concedem isenção de IPVA, descontos em outros tributos e na cidade de São Paulo há liberação do rodízio: diante do aumento da demanda já começam a sinalizar o fim dos benefícios.
No mês passado os MHEV superaram inclusive os HEV flex, que também têm produção local.
Segundo a ABVE a tendência é a de que as vendas de eletrificados encerrem o ano com mais de 170 mil unidades, o que representaria crescimento de 80% sobre o volume do ano passado.
No segmento dos eletrificados o que tem maior alcance ainda são os BEV, com 57,2 mil unidades vendidas, ou 36,8% do total. Os PHEV ficam na segunda posição, com 34,4% de participação e 53,5 mil unidades vendidas, seguido pelos HEV, 13,7 mil vendas e 8,8% de fatia.