Programa que abrange unidades Corolla sedan 2019/2020 e, para demais modelos, vale para os fabricados a partir de 2020 inclui também híbridos e unidades da marca Lexus
São Paulo – A Toyota estendeu o período da garantia de seus veículos de cinco para dez anos contanto que todas as revisões sejam feitas na rede concessionária. E tornou o benefício retroativo a seus carros usados fabricados a partir de 2020, como o Corolla sedã ano 2019 e modelo 2020.
Embora esteja comunicando a novidade a seus clientes, gradativamente, desde novembro a empresa lançou, agora, o programa Toyota 10, em que carros de pessoas físicas, para uso particular, têm direito a uma década de garantia de fábrica ou 200 mil quilômetros, o que chegar primeiro, e os de uso comercial de pessoas jurídicas estarão limitados a 100 mil quilômetros. O benefício é renovado anualmente ou a cada 10 mil quilômetros.
A decisão da companhia foi motivada pelo acirramento da concorrência tanto pelo aumento da oferta de modelos quanto pela maior presença de novos entrantes, o que torna mais difícil a missão de reter clientes. Foi o que contou o gerente geral de pós-vendas da Toyota, Jorge Mussi, em encontro com a imprensa na quarta-feira, 29.
“Queremos oferecer este, que chamamos de pacote de paz de espírito, não somente para os clientes que comprarem um carro 0 KM mas também para aqueles que adquiriram um Corolla 2019/2020 ou qualquer outro Toyota a partir de 2020. O benefício não é exclusivo para o primeiro proprietário pois a garantia é do carro.”
O benefício para o Corolla sedã é um pouco mais amplo porque em setembro de 2019, ano em que a garantia foi estendida de três para cinco anos, a Toyota realizou o lançamento de nova geração do modelo “e de lá para cá identificamos 18 mil Corolla elegíveis para usufruir do benefício e, em vinte dias, desde que foi avisado aos proprietários desta possibilidade, 1 mil 875, ou pouco mais de 10%, já retornaram à concessionária”.
Ao todo a empresa espera que 400 mil veículos – Corolla Cross, Hilux, SW4, RAV4, GR Corolla, Yaris e Etios – possam fazer parte do Toyota 10. Com relação aos custos adicionais que esta extensão deverá gerar Mussi garantiu que ficarão no centro de custos do pós-vendas e não serão repassados ao consumidor.
Jorge Mussi antecipou, sem pormenores, que a empresa prepara outros quatro programas para ampliar a fidelização à marca e retenção na rede. Foto: Divulgação.
Nos moldes do que já é praticado na Europa, caso o carro não tenha tido todas as revisões realizadas em concessionária, passará por inspeção em que será identificada eventual necessidade de trocas de peças e, desde que seu dono concorde com o reparo, também passará a ter direito aos dez anos.
“Nos últimos oito anos notamos que 52% dos clientes voltaram à concessionária para fazer a revisão. E, como a intenção do programa é ampliar a permanência do cliente na rede, já neste início pretendemos ampliar este índice para 60%.”
Quanto à constância do consumidor diante da marca ele disse que 75% dos que possuem um veículo Toyota trocam por outro – e com este programa ele espera que este índice vá a 100%. Mas Mussi não acredita que haja reflexo do programa sobre o total de concessionárias da Rede Toyota, que cresceu de 296 para 308 nos últimos dois anos: depende do potencial do mercado e do retorno das vendas.
Os veículos híbridos, que já contam com oito anos de garantia, também terão a extensão a uma década ou 200 mil quilômetros. Isto abrange universo de cerca de 108 mil unidades Corolla sedã, Corolla Cross, Prius e Lexus. O Toyota 10 oferece proteção estendida para componentes como motor, transmissão, sistema de arrefecimento, freios, peças de carroceria e sistemas elétricos e eletrônicos.
Mussi também antecipou, sem pormenores, que a companhia prepara outros quatro projetos de proteção estendida, envolvendo soluções digitais, soluções para revisões periódicas e relacionados à funilaria e à pintura: “Partimos do princípio que o principal objetivo do pós-vendas é reter e fidelizar o cliente e mantê-lo na rede. Então trabalhamos em mais iniciativas para que isto seja uma realidade cada vez maior”.
Veículos Lexus também terão acesso ao programa, com as mesmas condições dos Toyota. O lançamento do programa LexusCare, porém, é aguardado para o início de fevereiro.