Troca ocorre em 1º de abril em meio a plano de reestruturação e reformulação de diversos outros cargos
São Paulo – A Nissan anunciou que Ivan Espinosa, seu atual CPO, Chief Product Officer, responsável pelo desenvolvimento e gestão de produto, será o sucessor de Makoto Uchida no cargo de presidente e CEO global a partir de 1º de abril, início do novo ano fiscal.
Outras mudanças foram anunciadas. O chairperson, ou presidente do Comitê Executivo da região AMIEO, Guillaume Cartier, também CPO, Chief Performance Officer ou responsável pelo desempenho da empresa, incluirá, dentre suas funções, as áreas de marketing global e experiência do cliente.
O CVP, vice-presidente corporativo, da divisão de planejamento de veículos e engenharia de componentes de veículos, Eiichi Akashi, passará a CTO, Chief Technology Officer ou responsável pela tecnologia, e a diretor executivo da área. Ele sucederá a Kunio Nakaguro.
Teiji Hirata, CVP da divisão de planejamento de veículos e engenharia de componentes de veículos, se tornará Chief Monozukuri Officer e diretor executivo da área, respondendo pela gestão da manufatura e de suprimentos, substituindo Hideyuki Sakamoto.
O CFO, Chief Financial Officer, responsável pelo setor financeiro da Nissan, Jérémie Papin, também será o diretor executivo da área. Stephen Ma, presidente do Comitê Executivo para a China, Mitsuro Antoku, Chief Quality Officer ou responsável pela qualidade, e Toru Ihara, Chief HR Officer ou responsável pelos recursos humanos, terão suas atuais funções mantidas.
Makoto Uchida fica no posto de CEO até 31 de março e até junho, quando houver a Assembleia Anual dos Acionistas, segue como diretor. Foto: Divulgação.
Shohei Yamazaki, presidente do Comitê Executivo para o Japão e região ASEAN, assumirá também a supervisão das empresas afiliadas. Christian Meunier, presidente do Comitê Executivo da região Américas permanece no posto.
Tatsuzo Tomita, vice-presidente corporativo de desenvolvimento de produto, assumirá as atribuições da Akashi em P&D, além de tornar-se Chief of Total Delivered Cost Transformation ou Chefe de Transformação do Custo Total Entregue, reportando-se a Espinosa.
Além de Nakaguro, Sakamoto e Uchida, deixam suas funções Asako Hoshino, chief brand & customer officer ou diretor de marca e atendimento ao cliente, e Hideaki Watanabe, chief strategy & corporate affairs officer ou diretor de estratégia e assuntos corporativos.
Uchida e Sakamoto continuarão exercendo os cargos de diretores até a realização da assembleia anual dos acionistas, aguardada para junho.