Um setor em crescimento, impulsionado por inovação tecnológica e pela incessante busca por soluções mais eficazes no ecossistema automotivo brasileiro? São as autotechs que se dedicam aos serviços automotivos e a autopeças de reposição, empresas que empregam tecnologia avançada para oferecer e aprimorar uma diversidade de serviços para veículos, seja no B2B a outra empresas ou no B2C ao consumidor final.
As autotechs englobam startups e empresas consolidadas que oferecem ao mercado soluções inovadoras para o pós-vendas automotivo. Elas fazem uso de tecnologias como inteligência artificial, big data, aplicativos e plataformas digitais para transformar a prestação de serviços.
A partir de uma ideia inovadora as autotechs aplicam tecnologias para otimizar e aprimorar processos, sempre por meio de plataformas digitais para agendamento de serviços, aplicativos destinados ao diagnóstico de problemas, sistemas gerenciais para oficinas para otimizar o fluxo operacional, uso da análise de dados para previsão e prevenção de falhas veiculares.
Estas soluções todas geralmente nascem de uma dor do mercado, como observa Danilo Fraga, CEO da consultoria Fraga Inteligência Automotiva: “O mercado do aftermarket supre uma necessidade do cliente. Hoje a velocidade da disponibilidade da peça, por exemplo, passou a ser um grande diferencial [dos prestadores de serviços]. Aí entram as empresas de tecnologia que começaram a ver isso com muito bons olhos”.
Na reparação independente – que Fraga calcula representar 80% da manutenção da frota brasileira – o mecânico passou cada vez mais a ter necessidade de um diagnóstico rápido e receber logo as peças porque ele tem uma pequena estrutura e precisa fazer girar os carros na oficina.
Neste universo mais competitivo as autotechs começaram a receber maior atenção e investimentos, em movimento crescente desde 2020. De acordo com o consultor “os investidores que estão apostando nas autotechs são sócios estratégicos. São, por exemplo, a Bosch, que se uniu ao Peça.Aí. Trata-se de um mercado gigante: temos observado que nos próximos anos, até 2030, teremos mais de R$ 1 bilhão em investimentos nesse tipo de serviço no Brasil”.
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Esta reportagem foi publicada na edição 419 da revista AutoData, de março de 2025. Para ler sua íntegra clique aqui.
Foto: Divulgação/Bosch