Taipei, Taiwan – Em março o presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou a chegada dos primeiros vinte ônibus elétricos da Master, importados de Taiwan, ao país vizinho ao Brasil. Outros dez estão a caminho, bem como carregadores para criar a infraestrutura necessária para a recarga. É a primeira etapa de um plano acertado no ano passado, com a assinatura de um memorando de entendimento do governo local com a fabricante taiwanesa.
O objetivo deste acordo, segundo contou Kai Lin, coordenador da divisão de exportação da Master, é montar uma fábrica de ônibus elétricos no Paraguai. “Primeiro faremos um teste com esta frota de trinta veículos, o início das operações está previsto para agosto. Depois poderemos mostrar nossa capacidade para clientes do Brasil, Argentina e Chile. A etapa seguinte seria a fábrica”.
Lin disse que a ideia é montar chassi, bateria e motor no Paraguai e deixar a carroceria a cargo de empresas especializadas – citou a Marcopolo e a argentina Ugarte como potenciais parceiros. “Eles possuem o know-how, conhecem todas as legislações e exigências locais”.
O plano, divulgado ano passado, envolve investimentos na casa dos US$ 30 milhões e geração de 2,3 mil empregos na região da Ciudad del Este, pela proximidade com Brasil e Argentina. A exportação seria fundamental para tirar a intenção do papel.
O ônibus da Master que circula em Taiwan é todo fabricado localmente. O chassi e a carroceria saem de Pingtung, a bateria de Taoyuan e o motor de Taichung. Com 12 metros a versão exposta na 360º Mobility Mega Shows, feira dedicada ao setor automotivo que segue até o sábado, 26, em Taipei, pode transportar de 30 a 42 pessoas sentadas.