São Paulo – Desde o início do ano a desvalorização de veículos usados vem apresentando redução. Em abril, porém, a depreciação voltou a crescer, segundo o Índice Webmotors, que calcula mensalmente as variações porcentuais dos preços dos carros anunciados na plataforma, ao sinalizar sinais de equilíbrio na demanda.
De acordo com o indicador a desvalorização no mês passado para o mercado de carros como um todo, incluídos novos e usados, foi impulsionada principalmente pelo mercado de usados, que também voltou a ter mais depreciação após três meses de queda. O mercado de 0 KM, por sua vez, manteve-se valorizado, porém em menor nível que o registrado nos três meses anteriores.
Na avaliação do CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, os primeiros meses do ano costumam apresentar procura mais aquecida por se tratar de momento em que muita gente costuma começar a tirar do papel o plano da compra ou troca de veículo:
“Estamos observando agora um arrefecimento desta demanda, com o usado retornando ao seu comportamento usual de desvalorização mensal e o 0 KM reduzindo sua valorização”.
Quanto aos modelos usados elétricos, depois de apresentarem menor desvalorização em março, a depreciação voltou a crescer no mês passado. Os 0 KM desta categoria apresentaram comportamento semelhante.