São Paulo – As vendas de veículos leves somaram 59,6 mil unidades no Peru no primeiro quadrimestre, o melhor resultado para o período já registrado pela AAP, entidade que representa o mercado automotivo local. Na comparação com igual período do ano passado houve crescimento de 13,3%.
Segundo a AAP este crescimento foi puxado pela recuperação da geração de empregos, pelo maior dinamismo do consumo privado, pelas melhores condições para financiamentos, pela maior demanda por veículos em frotas corporativas, pela chegada de novos modelos e por campanhas massivas de vendas.
Em abril as vendas somaram 14,4 mil unidades, incremento de 11,2% sobre abril do ano passado e queda de 2,8% na comparação com março.
No acumulado do ano a Toyota é líder absoluta do mercado peruano, com 12,2 mil unidades vendidas. Em segundo lugar aparece a Kia com 5,5 mil, seguida de perto pela Hyundai com 5,4 mil.
Pesados
As vendas de caminhões registraram o melhor primeiro quadrimestre desde 2013, com 6,2 mil unidades, incremento de 21,4% sobre igual período do ano passado. Em abril foram vendidos 1,6 mil caminhões, volume 11,5% superior ao de igual mês do ano passado e 5,9% menor do que o de março.
Os ônibus somaram 1,2 mil vendas nos quatro primeiros meses do ano, avanço de 46,5% sobre idênticos período do ano passado. Em abril foram 310 ônibus, expansão de 49,8% sobre o mesmo mês de 2024 e de 11,9% com relação a março.