A indústria automotiva chinesa é o centro das atenções neste momento por causa da ameaça que as suas marcas representam para as tradicionais fabricantes ocidentais. Tarifas e medidas protecionistas são discutidas e aplicadas em Bruxelas, Washington, Ottawa e até em Brasília, numa tentativa de conter o avanço dos veículos chineses em mercados dominados até então pela agora considerada vítima: a indústria ocidental. De maneira conveniente esquece-se, contudo, que as mesmas empresas ocidentais ganharam muito dinheiro na China nos últimos 25 anos, vendendo milhões de seus carros ultrapassados para um mercado em ascensão. O que o Ocidente ainda não tolera é que, agora, quem dá as cartas na China são as marcas locais. E esse dragão já bate à porta de suas casas.
O Auto Shanghai 2025 expôs esta nova realidade que movimenta o setor automotivo global: muitas marcas chinesas protagonistas em seu próprio mercado gigante – o que já é mais do que suficiente para a maioria delas –, que se somam a alguns projetos de internacionalização por meio de exportações recordes – a China tornou-se em 2024 o maior exportador de veículos do mundo – e a constatação de que qualidade, tecnologia, estilo e desempenho já são, sim, atributos muito fortes e consolidados pela indústria automotiva local.
O maior salão do automóvel do planeta é assim reconhecido por causa das suas dimensões impressionantes, mas o foco principal é no seu público interno, pois é este que há quase duas décadas garante à China o título imbatível de maior mercado de veículos do mundo – com recorde de 31,3 milhões de unidades produzidas, das quais quase 23 milhões foram vendidas no próprio país em 2024.
Este gigantismo é espelhado na grandiosidade do National Convention Center, com oito pavilhões organizados como se fossem pétalas de uma flor de lótus, e seus mais de 360 mil m2, onde foram exibidos centenas de automóveis, picapes e até caminhões das marcas chinesas. Expeng, Xiaomi, Huawei, Exeed, Link&Co e Zeekr são apenas algumas das novas protagonistas da China automotiva. Fornecedores de autopeças também exibiram suas tecnologias.
Algumas grifes internacionais que ainda não deixaram de participar do maior mercado do mundo também estiveram em Xangai. No total 193 empresas se apresentaram no Auto Shanghai 2025, com diversos lançamentos de produtos e tecnologias. No entanto, como se trata de uma exposição com foco no mercado interno, as apresentações foram conduzidas em mandarim e todo o material de divulgação dos produtos também estavam disponíveis somente na língua local.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Esta reportagem foi publicada na edição 421 da revista AutoData, de Maio de 2025. Para ler ela completa clique aqui.
Foto: Divulgação/Geely