São Paulo – O licenciamento de veículos importados das dez marcas representadas pela Abeifa, a Associação Brasileira das Empresas Importadas e Fabricantes de Veículos Automotores, manteve a trajetória positiva com 49 mil 840 unidades de janeiro a maio, aumento de 32% sobre igual período do ano passado.
Mesmo com a situação macroeconômica interna complicada, como a manutenção do juro elevado para o financiamento, o presidente Marcelo Godoy acredita que o desempenho até aqui sustenta a projeção de “superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.
Ou seja: a tendência é que nos próximos meses possa haver uma redução do crescimento do ritmo dos licenciamentos. Mesmo assim a expectativa segue positiva para os negócios com veículos importados.
O desempenho em maio, com 11 mil 461 importados licenciados, superou em 48,4% o volume negociado em mesmo mês do ano passado. Já contra abril o crescimento foi de 7,5%.
Considerando os associados com representação no Brasil, que operam apenas como importadores, e as marcas com produção local, mas que têm em seu portfólio modelos importados, a participação dos associados da Abeifa no mercado total foi de 5,3%.
Os veículos eletrificados representaram a maioria dos modelos oferecidos: de janeiro a maio foram licenciados 46 mil e 47 unidades, segundo a Abeifa. Já o total de modelos eletrificados no acumulado do ano foi de 92 mil 743 unidades.