São Paulo – O mercado chileno de veículos leves registrou em maio o terceiro mês seguido de crescimento, com 24,3 mil unidades comercializadas, alta de 4,3% sobre março do ano passado. Na comparação com abril, porém, houve queda de 6,9%: foi o melhor mês de vendas no país em 2025, segundo dados divulgados pela Anac, entidade que representa o setor automotivo local.
Com a expansão do mercado em março, abril e maio, na comparação anual, as vendas chegaram a 121,3 mil unidades no ano, avanço de 1,2% na comparação com idênticos meses de 2024. Esse incremento foi puxado pelas melhores condições econômicas do Chile e pelo bom desempenho dos segmentos de comerciais leves e SUVs.
As vendas de caminhões em maio somaram 938 unidades, expansão de 2,1% na comparação com maio de 2024 e queda de 6,2% na comparação com abril. No acumulado do ano o mercado cresceu 8,4%, com 5,1 mil veículos.
Já o segmento de ônibus registrou queda de 25% em maio, com 111 unidades comercializadas, volume que foi 39,3% menor do que o de abril. De janeiro a maio as vendas de ônibus somaram 869 veículos, recuo de 0,9% na comparação com iguais meses do ano passado.