São Paulo – De janeiro a maio a venda de veículos leves no mercado peruano atingiu o melhor resultado para o período desde 2013, com 74,1 mil unidades, crescimento de 14,5% na comparação com iguais meses do ano passado. Segundo a AAP, entidade que representa o mercado local, esse avanço foi puxado pelos SUVs, que representaram a maior parte da demanda, com 37,4 mil unidades: são os preferidos dos consumidores.
O crescimento do mercado de veículos leves foi alavancado por fatores como a melhora da economia local, maior geração de empregos, maior disponibilidade de financiamento e uma maior oferta de modelos e de campanhas comerciais realizadas pelas montadoras.
Em maio as vendas de veículos leves somaram 14,4 mil unidades, o terceiro melhor resultado do ano, atrás de janeiro e março. Na comparação com igual mês do ano passado houve crescimento de 19,7% e com relação a abril o incremento foi de 0,1%.
No acumulado do ano as vendas de caminhões somaram 7,8 mil unidades, volume 22% maior do que o de iguais meses de 2024. Em maio foram vendidos 1,6 mil caminhões, avanço de 24,7% na comparação com idêntico mês do ano passado e queda de 15% com relação a abril.
A demanda por ônibus cresceu 45,6% de janeiro a maio, com 1,5 mil veículos vendidos. Em maio foram comercializados 327 unidades, alta de 44,1% sobre igual mês do ano passado e de 5,5% na comparação com abril.